Atalhos

BES: segurança dos depósitos



Desde que surgiram as notícias relacionadas com a instabilidade do Grupo Espírito Santo (GES) que uma das principais preocupações dos clientes do Banco Espírito Santo (BES) é a segurança dos seus depósitos.

A ideia reinante tem sido de que o BES apresenta uma situação financeira sólida que lhe permite cumprir os seus compromissos junto dos depositantes, apesar da exposição ao GES e eventuais perdas que daí possam vir a decorrer. Felizmente o Banco de Portugal (BdP) veio prestar um conjunto de esclarecimentos que vêm reforçar essa ideia, nomeadamente quando afirma que “Não existem motivos que comprometam a segurança dos fundos confiados ao BES, pelo que os seus depositantes podem estar tranquilos. […]“, a respeito da pergunta 19 “Que garantias têm os depositantes e os obrigacionistas nestas situações?“.

Adicionalmente, os depositantes gozam da protecção do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), que garante os depósitos até 100.000 Euros por instituição e por depositante, o que também é mencionado no referido esclarecimento do BdP, ainda que tenhamos algumas dúvidas de ordem prática sobre os mecanismos que garantem um adequado financiamento do FGD em caso de falência de um grande banco.

A título de resumo, partilhamos da opinião do BdP de que os depositantes do BES podem estar tranquilos. Ainda assim, lamentamos ver mais um grande grupo financeiro português envolto num clima de desconfiança, independentemente de quem sejam os responsáveis e sequência de situações ocorridas.

Aproveitamos também para lhe deixar algumas dicas básicas de protecção do seu dinheiro:

  • Diversifique! Concentrar excessivamente o seu dinheiro numa só entidade ou num só produto traz riscos acrescidos desnecessários e noites em claro.
  • Compreenda os seus investimento. Quando investir o seu dinheiro deve ter plena noção das suas particularidades, riscos, perspectivas de rentabilidade e afins.
  • Não se precipite. Decisões financeiras tomadas sob pressão têm uma probabilidade elevada de lhe virem a trazer dissabores.

É cliente do BES? O que pensa sobre toda esta situação?

Última actualização: 27/07/2014

Partilhe:

, , , ,

32 comentários a BES: segurança dos depósitos

  1. Rosa Julho 29, 2014 at 13:50 #

    E em relação à seguradora TRANQUILIDADE. Em que situação está tendo em conta o que se está a passar com o Gupo?

  2. Manuela Silva Julho 29, 2014 at 16:05 #

    Boa tarde,

    Tal como o assinante anterior, tenho um PPR Taxa Garantida BES celebrado com a BES-Vida, Companhia de Seguros, S.A. Apesar do BdP estar continuamente a insistir na solvência do BES, confesso que estou preocupada porque já ouvi que, ao contrário dos depósitos – ordem ou prazo -, contratos de seguro, fundos de pensões e PPR’s não estão garantidos, uma vez que a supervisão destes produtos cabe ao Instituto de Seguros de Portugal. Será que posso ficar descansada ou devo pedir o reembolso.

    Obrigada e Cumprimentos

    • Assunção Agosto 4, 2014 at 15:25 #

      Caro Pedro Pais,
      Sou Cliente BES há quase meio século e estou siderada pelos últimos acontecimentos. A minha gestora de conta convenceu-me em Julho passado a meter parte das m/poupanças em acções do BES capitalização 2014 e e por me ir assegurando que o Banco estava sólido e a ser apenas vítima das notícias alarmosas referente à situação das outras empresas do grupo (o que o Banco Portugal também confirmava), em menos de 1 mês, perdi essas poupanças.
      Agora estou também sem saber, perante o actual cenário, o que acontece aos PPR’s que lá tenho depositados, pois já temos mais de 65 anos e poderiam ter sido resgatados se tivesse tido o correcto aconcelhamento.
      Será que tem alguma informação que me possa ajudar a tomar a acção mais adequada?
      Agradeço desde já a v/ajuda. Mcpmtos

  3. António Julho 31, 2014 at 10:50 #

    É cliente do BES? O que pensa sobre toda esta situação?

    Caro Pedro Pais, sou cliente do banco há pelo menos meia década e regra geral, estou satisfeito com o comportamento do mesmo. A oferta de poupança é diversificada, embora nos tempos mais recentes seja pouco apelativa face a concorrentes directos como o Millenium ou Banif.

    Como a maioria dos clientes, também a mim esta situação com o grupo Espirito Santo me assustou, mas parece-me que o BES, apesar de tudo, tem um solidez e implementação bem diferente do BPN, sendo que a garantia do Bando de Portugal deixou-me para já aliviado.

    Contudo, a detenção de Ricardo Salgado e posteriores notícias que possam ocorrer relativas ao Banco, não me deixarão grande espaço de manobra e aí terei que procurar alternativa. Vamos a ver como se desenrola esta situação.

    Cumprimentos.

    • joao faria Julho 31, 2014 at 22:53 #

      esta situação do bes acontece porque o regulador mostra incompetência só este ano se apercebeu de tamanho buraco Carlos costa versus vitor costancio
      não acontece nada ao ricardo salgado esta bem protegidos pelos políticos psd versus ps
      de certeza que não há fundo de garantia de deposito para as necessidades
      lá se vão as poupanças dos pobres depositantes

  4. Preocupado Julho 31, 2014 at 15:13 #

    1. BES VIDA PPR Garantido
    2. BES VIDA Aforro

    Algum destes é potencialmente problemático?

  5. Maria Marques Nascimento Agosto 2, 2014 at 11:35 #

    Muito bom dia ,senhor Pedro Pais :

    Depois das últimas notícias sobre a capitalização do BES por parte do Estado fico preocupada,agradecendo o Vosso esclarecimento.

    Tendo adquirido ,aos balcões do BEST BANK ,obrigações do Espírito Santo Investement PLC(Irlanda ) e ainda fundos de investimento ES LIQUIDEZ-FEI ,perderei o direito a todo o capital investido?
    Será que, pelo facto de a subscrição ter sido aos balcões do BEST BANK ,este banco terá que me garantir o reembolso ?

    Os meus cumprimentos

    Maria Marques

  6. Alberto Gomes Agosto 2, 2014 at 23:45 #

    Tal como o assinante anterior, tenho um PPR Taxa Garantida BES (seguro de capitalizacao) celebrado com a BES-Vida, Companhia de Seguros, S.A. Apesar do BdP estar continuamente a insistir na solvência do BES, confesso que estou preocupado porque já ouvi que, ao contrário dos depósitos – ordem ou prazo -, contratos de seguro, fundos de pensões e PPR’s não estão garantidos, uma vez que a supervisão destes produtos cabe ao Instituto de Seguros de Portugal. Será que posso ficar descansado ou devo pedir o reembolso.

    Obrigado e Cumprimentos

  7. Luis Simões Agosto 3, 2014 at 10:16 #

    Bom dia
    Sou cliente BES e como depositante, estou “relativamente” tranquilo. As minhas dúvidas vão mais ao encontro do que vai acontecer quando o BES for adquirido por outra instituição.
    Os contratos vão ser honrados?
    Refiro-me não só aos juros contratados para remunerar as contas a prazo que entretanto não venceram, mas mais importante do que isso (e aqui a minha maior preocupação) refiro-me concretamente aos empréstimos contraídos, sejam eles de crédito à habitação ou outros … os contratos actuais mantém-se?

    Obrigado e Cumprimentos

  8. Vânia Miranda Agosto 3, 2014 at 20:18 #

    Boa tarde,
    dadas as últimas notícias relativas ao BES confesso-me muito preocupada com a situação.
    Tenho um Seguro de Recapitalização no BES-VIDA entidade do que o único acionista é o BES!
    Face às actuais notícias estou muito preocupada com a possibilidade de perder o meu dinheiro.
    Agradeço desde já se me poder esclarecer qual o possível impacto desta “bomba” no meu investimento.
    Cumprimentos.

    • Zan Agosto 4, 2014 at 12:52 #

      Olá,
      eu também tenho um produto semelhante e confesso que já estive mais preocupado.
      Uma questão importante quanto a este tipo de produtos é a sua composição. No seguro que eu tenho, cerca de metade é divida pública e cerca de um quarto depósitos (imagino que passem para o Novo Banco). Ou seja, a composição está relativamente protegida (assim o estado honre as suas dívidas). Quanto ao futuro accionista da Bes-Vida, imagino que passe a ser o Novo Banco mas não vi isso escrito em lado algum. O BdP apenas garantiu que esta reestruturação não teria nenhum impacto para os clientes da seguradora.
      Espero ter ajudado.

  9. John Agosto 4, 2014 at 2:18 #

    Fundos:

    http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/carteiras/fim/dtlcart_fim.cfm?num_fun=$#$S^”@
    &data2=*#D_B#-E (1<"PP

  10. Manuel Reis Marujo Setembro 7, 2014 at 0:10 #

    Boa Noite Senhores Ouvintes

    O meu pedido é muito simples.

    Desejava que o Novo Banco Respondesse aos seus Clientes .

    Que o Dinheiro Esta Garentido Obrigados .

    Pela Vossa Resposta

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa