Atalhos

Controla a sua conta?


Sabe o que se passa na sua conta bancária? Isto é, certamente sabe qual é o saldo da mesma e se tem vindo a aumentar ou a diminuir, mas saberá a natureza de todos os movimentos, em particular das despesas? Aliás, numa época em que tanto que se fala de roubo de identidade e fraude, tem a certeza que todos os débitos dizem respeito a despesas efectuadas por si?

A verdade é que com o passar do tempo é difícil saber a que diz respeito cada uma daquelas linhas, o que dificulta imensamente saber onde estamos a gastar o dinheiro e mesmo identificar fraudes ou despesas indevidas, como débitos de serviços cancelados ou comissões de que estaríamos isentos. Se não controla a sua conta regularmente, estes são alguns dos riscos que corre.

Agora que está mais alerta para esta questão, que tal gastar 10 minutos por semana a analisar o extracto bancário?

Se entende a importância deste assunto, pode levar a questão um pouco mais longe, investindo mais 10 ou 15 minutos do seu tempo mensal, e ao analisar o extracto aproveitar para registar as suas despesas de forma categorizada, o que lhe vai permitir saber com rigor onde está a gastar o seu dinheiro e, temos quase 100% de certeza, descobrir algumas surpresas sobre o seu padrão de consumo. Pode fazê-lo recorrendo a várias ferramentas, mas recomendamos que utilize o Boonzi, um software especificamente criado para o efeito, que tem a particularidade de ter um mecanismo super eficiente para importação de extractos bancários, que lhe vai fazer poupar muito tempo. É também visualmente apelativo, o que traz alguma animação a uma actividade que embora importante não é propriamente das mais divertidas.

Dicas para a análise e categorização de despesas

  • Agende um horário semanal para tratar desta tarefa. Marque na sua agenda, crie um alarme no telemóvel e/ou use a Folha de controlo que disponibilizamos. A ideia é criar um hábito.
  • Mantenha um controlo visível sobre esta tarefa. Pode utilizar a Folha de controlo e colar a mesma na porta do frigorífico, por exemplo.
  • Numa fase inicial evite criar demasiadas categorias de despesa, que só dificultam o processo.
  • Se identificar movimentos anómalos, tais como débitos por serviços não prestados ou com carácter fraudulento, entre em contacto imediato com o seu banco, é a melhor forma de os esclarecer e, se necessário, tentar revertê-los.
  • Não se limite a registar as despesas, invista alguns minutos a olhar para as despesas agregadas por categoria, tirar as principais conclusões e definir um plano de acção. Mais uma vez, pode usar a Folha de controlo.
  • Enfrente a realidade e não desespere. Perceber o que se passa e onde gasta o seu dinheiro é o primeiro passo para melhorar as suas finanças.

Aproveite e partilhe a sua experiência no fórum.

Última actualização: 04/02/2014

Partilhe:

, , ,

Um comentário a Controla a sua conta?

  1. carla desing Fevereiro 21, 2014 at 17:55 #

    boa dica! Realmente esquecemos de revisar as movimentações com a praticidade de pagamentos online e por cartão hoje em dia!

Deixar uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa