Atalhos

Crédito fácil, pagamento difícil



Hoje em dia existe uma grande diversidade de produtos de crédito “fácil”. Dentro deste cabaz estão contemplados a maior parte dos créditos ao consumo e os cartões de crédito. É até difícil passar um dia inteiro sem ver dezenas de anúncios alusivos a este tema – dá para ter uma ideia das margens envolvidas…

O que quero hoje realçar é que a obtenção do crédito pode ser fácil, mas o seu pagamento vai ser certamente mais difícil. É preciso nunca se esquecer que estamos geralmente a falar de taxas de juro muito elevadas (frequentemente superiores a 20%), que encarecem de forma significativa o crédito obtido. Quando está a contratar o crédito pode achar que será fácil, mas não se esqueça que terá um valor fixo a reduzir ao seu orçamento mensal, durante um determinado período.

Ainda assim, pode ter necessidade de contratar um produto de crédito fácil, mas deve ter especial atenção a dois factores:

  1. Taxa de juro. É o especial ponto de atenção. É preciso olhar para a TAEG, pois é frequente destacar-se a taxa mensal, que parece muito atractiva mas não conta toda a verdade;
  2. Despesas por amortizações antecipadas. Por vezes estes créditos são contratadas em emergência, para colmatar uma situação em particular que queremos regularizar o mais rápido possível. Desta forma é imprescindível optar por um regime que não implique despesas adicionais nas amortizações.

Atenção e boas escolhas.

Última actualização: 24/11/2014

Partilhe:

7 comentários a Crédito fácil, pagamento difícil

  1. Joao Dezembro 12, 2007 at 10:12 #

    Estes créditos são para evitar a todo o custo.
    Aliás a palavra ‘crédito’ não deveria fazer parte do vocabulário de um investidor… qualquer ele que seja…

  2. Bruno Dezembro 12, 2007 at 19:06 #

    A meu ver, o crédito é importante, desde que não se abuse destes.
    Se o credito não existisse, os fundos não renderiam, os bancos não existiriam, etc….

  3. Tugacari Dezembro 12, 2007 at 19:35 #

    achei curioso ver a publicidade que está contextualizada nesta página bem por cima do título deste artigo…
    enfim…

  4. Pedro Pais Dezembro 12, 2007 at 23:04 #

    Joao e Bruno,

    eu concordo que o crédito tem um papel importante no Mundo, mas é preciso ter muito tino e disciplina. Por via de dúvidas, são de evitar. Mas em certos casos podem ser boas alternativas (crédito sem juros ou com juros baixos) e/ou as únicas opções (e.g. aquisição de habitação própria).

    Tugacari,

    apesar de não ser eu que escolho a publicidade (é um algoritmo do Google), é um facto que por vezes aparecem publicitados produtos que critico. O que posso garantir é que nada disso prejudica a minha imparcialidade.

  5. Kira Novembro 4, 2010 at 21:47 #

    Olá!!!
    Para já informo que não percebo nada relacionado a esta área da banca, por isso vinha pedir ajuda…preciso urgentemente de comprar um carro barato e para tal preciso de pedir um empréstimo de 3000 euros, a pagar em 8 meses, sou professora contratada e em agosto termina o contrato, como sempre…poderei ser contratada novamente ou não…logo não sei se me permitem fazer crédito já que estou por minha conta e não tenho fiadores…Assim gostaria de saber qual a minha melhor opção… tenho possibilidades de contrair um empréstimo? qual a melhor opção? pedir crédito pessoal, e se sim qual o melhor (económico)? obrigada…

  6. Pedro Pais Novembro 4, 2010 at 21:53 #

    @Kira,

    Dependendo de onde comprar o carro pode ser que tenham algum acordo com uma financiadora. Deve perguntar.

    Além disso, convém sondar os bancos com que normalmente trabalha, para obter mais propostas.

Trackbacks/Pingbacks

  1. 30+ Blogs, Sites e Artigos sobre Educação Financeira | Reorganiza - Fevereiro 20, 2015

    […] Crédito fácil, pagamento difícil […]

Deixar uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa