Atalhos

Amortizar ou Investir?



Esta página encontra-se em processo de actualização. Até la informação contida pode estar desactualizada e/ou inoperacional.

Quando se tem um credito habitação (CH) e algum dinheiro disponível surge frequentemente a questão sobre se é preferível amortizar no CH ou investir numa aplicação (tipicamente um depósito a prazo). Para ajudar a responder a esta questão o FinancasPessoais.pt apresenta uma ferramenta bastante útil elaborada pela Webfuel, que lhe permite de uma forma simples entender:

  1. Qual o impacto no CH de uma amortização antecipada, ao nível do valor da prestação mensal e do total de juros a pagar;
  2. Qual o rendimento esperado de uma aplicação ao longo de um determinado prazo (com juros capitalizáveis ou simples);
  3. Qual será financeiramente a opção mais vantajosa, investir no depósito a prazo ou amortizar no crédito habitação (assumindo prazos iguais e que a poupança mensal do CH é investida).

Mesmo que não tenha pretensões de fazer uma comparação entre amortizar no CH ou investir num depósito a prazo pode sempre utilizar cada uma das funcionalidades da ferramenta de forma isolada. Na prática, estamos a falar de uma simulador de prestações de CH, simulador de amortizações antecipadas, simulador de depósitos a prazo e análise comparativa; é só utilizar as funcionalidades que mais necessita.

Para experimentar basta carregar na imagem que está no início do artigo. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos por favor deixe um comentário.

Aproveito também a oportunidade para agradecer à Webfuel pelo desenvolvimento deste simulador especificamente para o FinancasPessoais.pt.

Partilhe:

48 comentários a Amortizar ou Investir?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dilema e os Obstáculos da Amortização Antecipada do Crédito Habitação | Reorganiza - Fevereiro 20, 2015

    […] as vantagens e desvantagens de amortizar antecipadamente. No blog do Pedro Pais no seu artigo Amortizar ou investir existe uma calculadora excelente sobre  o potencial da amortização antecipada versus o […]

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa