Atalhos

Guião de créditos habitação

Comparar créditos habitação envolve obter e analisar vários factores (spreads, prazos, seguros, etc), que nem sempre são fáceis de recolher e que por vezes acabamos por nos esquecer como são importantes.

Para simplificar o processo, decidi criar um guião de recolha de informação, que esquematiza os factores que considero mais importantes na análise e comparação de créditos habitação.

O meu conselho é que utilize este guião quando se dirigir aos bancos e/ou receber simulações, tentando preencher o máximo de campos possíveis. Depois verá que será mais fácil a comparação entre as diversas ofertas que lhe foram feitas, uma vez que consegue ter toda a informação sistematizada e reunida num só sítio.

Espero que ache este documento útil, caso tenha sugestões de mais informação que deva estar presente por favor deixe um comentário.

Comparação de créditos habitação (versão PDF)
Comparação de créditos habitação (versão Excel)

Partilhe:

70 comentários a Guião de créditos habitação

  1. Luis G Agosto 30, 2013 at 16:44 #

    Bom dia,

    Antes de mais, quero-vos dar os parabéns pela excelente informação que partilham aqui no vosso site, muito útil, sem duvida.
    A minha duvida é a seguinte: Tenho um crédito habitação de 95.000 eur desde 2011 com um spread de 3.4% e gostava de poder transferir o mesmo para outro banco, podendo desta forma usufruir de um spread mais baixo e logo prestações mais baixas. Na conjuntura actual do nosso pais, é possível poder fazer este processo neste momento??? se sim qual o banco.

    obrigado, cumps

  2. Filipe Prates Janeiro 12, 2014 at 21:54 #

    Boa noite.

    O meu pai adquiriu uma habitação á uns anos para a qual efectuou um crédito á habitação, actualmente eu e a minha namorada estamos a viver nessa mesma habitação,

    Falta alguns anos para amortizar a totalidade do empréstimo e gostaria de saber se é possivél passar esse mesmo empréstimo do nome do meu pai para o meu nome passando eu a ser responsável pelo restante valor em divida ao banco? Alguém sabe se é possivél fazer isto?

    Desde já os meus agradecimentos,

    Filipe Prates

  3. Sheyla cunha Janeiro 29, 2015 at 18:16 #

    Boa tarde,
    Estou para comprar uma moradia para construir com terreno.
    Fiz umas simulações no banco,e eis q o banco simula:

    primeiro simula o valor total a emprestar, como se fosse adquirir um imóvel existente com terreno , o que seria irreal pois a moradia ainda ñao existe. ex:150000, c prestação a 621,49

    Segunda simulação:(150000) o valor do terreno e o valor da moradia para construção. No qual fica os 2emprestimos com valor inferior ao valor total de um emprestimo. O mensal dó terreno 94,97 e o valor mensal da construção 340,70 = 435,67. Isto valores simulados de menor valor.

    Chego a uma conclusão que fica mais em conta fazer a segunda simulação. Ou estou errada. Visto pela divergência de valores.

    O gerente falou q a primeira simulação seria melhor , não compreendo ,pois os valores dizem-me o contrário, estou certa?.

    Espero ter-me feito compreender,

    Atenciosamente

    Sheyla Cunha.

  4. Sheyla cunha Fevereiro 4, 2015 at 10:53 #

    Bom dia,

    Agradeço pela informação, e já pude testar o simulador.

    A minha dúvida em concreto é, devo fazer 2emprestimos ,um para comprar o terreno e outro para construir a casa?
    Ou é mais vantajoso fazer um empréstimo com um valor mais alto para comprar o terreno e depois fazer a casa.

    Atentamente,Sheyla Coelho

  5. Candida Marques Agosto 19, 2015 at 13:01 #

    Boa tarde eu gostaria de saber se tendo um crédito pessoal se seria possivel pedir um crédito à habitaçao e incluir o o montante k falta pagar no pessoal ao da habitação. Obrigado

  6. Mónica Agosto 26, 2015 at 23:58 #

    Boa noite,

    Fiz recentemente um empréstimo para construir casa. Deram-me um spread de 1,5%. Fiquei a saber que o meu banco está a fazer agora spreads de 1,25% e como tenho um período de carência de 18 meses (até Fevereiro) disseram-me que posso exigir que me façam o spread de 1,25%, porque enquanto o empréstimo não está a decorrer normalmente (ainda não terminou o período de carência e só estou a pagar juros) posso exigir que me alterem o valor do spread. Posso exigir a redução do spread neste caso? Disseram-me também que posso exigir que me façam o spread igual ao de menor valor do mercado. É verdade?

    Obrigado

    • Pedro Pais Agosto 27, 2015 at 9:54 #

      Mónica, nunca ouvi/li tal coisa. Quem lhe disse isso tinha alguma fonte a que fez referência?

    • João Barbosa Setembro 28, 2015 at 13:00 #

      Cara Mónica,

      Qual o banco que lhe ofereceu Crédito à Habitação com Spread de 1,25%?

      Obrigado

Deixar uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa