Atalhos

Euribor baixíssima



Desde que registamos as médias mensais da Euribor – e já lá vão uns bons aninhos – que a média da Euribor 6M nunca esteve tão baixa e a média da Euribor 3M só esteve tão baixa em Novembro e Dezembro de 2012.

A tendência de queda da Euribor manteve-se durante o final de Agosto, pelo que é de prever que em Setembro as médias estejam historicamente baixas.

Em termos práticos estes valores da Euribor representam boas notícias para quem tem créditos, menos boas para quem procura depósitos a prazo e, esperançosamente, boas para os investidores europeus.

Para quem tem créditos à taxa variável, com a baixa do indexante (Euribor) o valor da prestação tem tendência a cair, uma vez que o montante dos juros diminui. Pode ver o impacto desta baixa da Euribor através da Calculadora prestação após alteração da Euribor e do Mapa de controlo de créditos.

Por outro lado, quem procura depósitos a prazo deverá deparar-se, em termos gerais, com taxas mais baixas, uma vez que a oferta dos bancos está, de forma significativa, relacionada com a evolução da Euribor. De qualquer forma, pode consultar os melhores depósitos a prazo, que actualizaremos em breve com os dados de Setembro.

Por último, para os investidores em acções e obrigações europeias a queda da Euribor é normalmente uma boa notícia (ignorando outros efeitos independentes que possam ocorrer), uma vez que, e de forma simplificada: i) o acesso a crédito mais barato potencia os lucros das empresas e, consequentemente, a sua valorização; ii) a diminuição da atractividade de produtos como depósitos a prazo provoca uma maior procura por outros instrumentos como acções e obrigações, pelo que o seu preço tem tendência a valorizar.

 

Última actualização: 31/08/2014

Partilhe:

, , ,

Um comentário a Euribor baixíssima

  1. Nightwish Setembro 8, 2014 at 3:15 #

    Infelizmente, é mau para todos, uma vez que indica uma economia que não vai crescer na próxima década.

Deixar uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa