Atalhos

IRS 2ª fase: última semana



Esta é a última semana para entrega da 2ª fase do IRS 2012, cuja data limite termina dia 31 de Maio. Sugerimos que não deixe para a última da hora, para ter tempo de endereçar alguma possível dificuldade, tal como um papel que falta, uma senha que afinal se perdeu ou um campo novo desconhecido.

Entrega

Como já deve saber, a entrega é normalmente feita utilizando o programa Modelo3 da Autoridade Tributária, mas pode também experimentar um dos programas independentes iRX ou Modelo3, que prometem simplifcar e optimizar o processo; pode valer a pena pelo menos testar. Ainda que não permita a entrega directa, o simulador IRS 2012, criado pelo Francisco Mesquita e disponibilizado aqui, é uma forma fácil de fazer umas simulações, além de que pode aproveitar a consulta à página para ver as dúvidas de outras pessoas e colocar as suas.

Documentação

Por forma a evitar possíveis problemas em caso de inspecção ou pedido de apresentação de comprovativos nas Finanças, deve armazenar cuidadosamente todos os documentos relacionados com a entrega do IRS, desde comprovativos de rendimentos até facturas incluídas nas deduções.

Se possível, junte na sua documentação uma impressão da declaração submetida e respectiva simulação, para comparar com a nota de liquidação e averiguar eventuais diferenças.

Trabalhadores independentes: chamada de atenção

Já aqui tínhamos chamado à atenção, mas não custa repetir: este ano os trabalhadores independentes têm de entregar junto da declaração de IRS um Anexo (chamado Anexo SS) com a discriminação das entidades contratantes, que convém não esquecer. Mais detalhes no artigo Trabalhadores independentes: declaração do valor da actividade.

Última actualização: 28/10/2013

Partilhe:

,

4 comentários a IRS 2ª fase: última semana

  1. Sandra Maio 24, 2013 at 14:24 #

    Costumo acompanhar o blog. Estou a submeter a minha declaração de IRS e surgiu-me uma dúvida. Vendi uma casa que foi herdada. Ao preencher o anexo das mais valias é solicitada a data da aquisição. Contudo, como se trata de uma herança de pais, não existe valor da compra, nem foi pago o imposto do selo. Procurei a relação de bens e não encontrei. Que valor devo considerar?
    Obrigada.

  2. Margarida Maio 24, 2013 at 16:48 #

    Olá, boa tarde

    Em 2012 tive atividade aberta até abril, mas não exerci, não houve vendas, faturas etc. Mas para além de ter a atividade aberta também estava a trabalhar por conta de outrem, neste caso tenho de entregar o anexo SS?

    Obrigada

  3. bruno Maio 30, 2013 at 14:52 #

    Boa tarde,

    Trabalho e sempre trabalhei por conta de outrem no entanto no ano de 2012 passei um acto isolado no valor de 60€ o que me fez entregar o IRS na 2ª fase.

    Necessito corrigir a declaração e adicionar o anexo SS ? De realçar que não tenho nem nunca tive actividade aberta nas finanças.

    Cumprimentos,

  4. Jorge Maio 31, 2013 at 0:07 #

    Boa noite,

    Sou trabalhador por conta de outrem, mas no entanto exerço uma actividade a recibos verdes. O meu regime de protecção social pelo trabalho por conta de outrem é a segurança social, apesar de também efectuar descontos para a ADSE, visto encontra-me com contrato individual de trabalho em funções públicas. Tendo em conta com no ano de 2012 emiti recibos verdes no valor superior a 6 x o valor do IAS, sou obrigado a apresentar o referido anexo SS?
    Cumprimentos

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa