Atalhos

Netprazo ou Barclays 8%



Um estimado leitor questiona-me sobre qual a melhor opção para um depósito a prazo, entre o Netprazo (do Banco Popular) e o Barclays 8% (do Barclays Bank), para um prazo máximo de 6 meses.

Condições dos depósitos

As condições dos depósitos a prazo em causa são muito atractivas. Vejamos então cada um deles.

Barclays 8%

O Barclays 8% tem uma TANB de 8% (líquida será 6,4%) para os depósitos efectuados por novos clientes, sendo que o prazo do depósito termina a 15 de Janeiro de 2008. Ou seja, na melhor das hipóteses, se subscrever hoje o depósito terá a validade de cerca de 4 meses, não podendo ser renovado.

Caso opte por este depósito a prazo deverá subscrevê-lo o mais rapidamente que consiga, para que possa aproveitar a taxa de 8% durante o maior período de tempo possível.

Netprazo

O Netprazo é um produto um pouco fora do vulgar. A taxa de juro a aplicar é igual à Euribor mais 0,5%, para 1, 6 ou 12 meses, sendo que o depósito a prazo pode ser constituído por iguais períodos de tempo. A forma de cálculo da Euribor não está especificada, pelo que seria necessário contactar o banco para obter mais informações (pode ser a Euribor na data de constituição, na data de término ou uma média).

Se simplificarmos e assumirmos que a Euribor é a da data de constituição, aos valores de hoje o depósito a prazo pode ter uma taxa de 4,6% (3,68% líquida) para 1 mês ou 5,2% (4,16% líquida) para 6 ou 12 meses.

Barclays 8% agora, Netprazo depois

A decisão neste caso é muito fácil. Dada a disparidade entre as taxas de juro, o melhor cenário seria aplicar o dinheiro agora no Barclays 8% e a partir de 15 de Janeiro de 2008 aplicar no Netprazo.

A solução “óptima” nem sempre é a melhor, visto que exige algum esforço e tempo da nossa parte para abrir contas, fechar contas, transferir dinheiro, etc. Caso já tenha destino para o dinheiro daqui a poucos meses, o melhor será optar pelo Barclays 8%, pois obtém uma boa remuneração durante cerca de 4 meses e depois pode fazer o que quiser com o dinheiro. Caso esteja a ver o depósito a prazo como um investimento prolongado, para continuar, o Netprazo será a melhor opção, pois poderá continuar a investir o capital a uma taxa interessante.

Atenção às taxas e comissões

Resta-me terminar com um alerta. Antes de subscrever qualquer um destes produtos informe-se bem se existem despesas associadas às contas e quais o seu valor. Tome especial atenção a despesas associadas a:

  • Abertura de conta
  • Manutenção de conta
  • Transferências interbancárias
  • Encerramento de conta

Bons investimentos!

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

,

57 comentários a Netprazo ou Barclays 8%

  1. cristina Julho 23, 2008 at 19:46 #

    Zé Luis, o santander é um bom banco a nível de TAB, tal como eu já o havia mencionado. Para além deste há o Best mas não há balcão em todo lado, oferecem uma taxa inicial de 7%.

  2. zé luis Agosto 13, 2008 at 12:01 #

    boas
    Neste momento para quem gosta de ter o dinheiro (mais ou menos disponível) que é o meu caso o BPN dá 6% a 3, 6, 12 meses tudo on-line, parece-me bom, que acham? A única coisa que me deixa um pouco reticente é o facto dos bancos andarem todos com falta de liquidez… será que alguns ainda vão a falência? O BPN será um banco seguro?
    Comprimentos

  3. Pedro Pais Agosto 18, 2008 at 16:05 #

    Zé Luís,

    À partida o BPN é um banco seguro, pelo que não deverá ter problemas. De qualquer forma, precaver-se só faz é bem. Pode reduzir o risco (que já é baixo) dispersando o seu capital por diversos bancos.

  4. Ana Agosto 19, 2008 at 21:36 #

    Zé Luís, também andei a pesquisar… fiz um DP no Barclays, também com 6%, é um banco internacional, quanto a mim, mais seguro… para além disso falaram-me de um produto em que metade do capital é aplicado num DP a 8% – (4 meses) e a outra metade num produto estruturado com capital garantido que pode ser remunerado até 10%(18 meses? não tenho bem a certeza).
    Fiquei entusiasmada… Pareceu-me uma excelente opção

  5. zé luis Agosto 20, 2008 at 13:56 #

    Boas
    Ana, esse produto do barclays que se refere mais propriamente a segunda metade, faz com certeza parte de um cabaz de acções ou seja é um fundo, nao é bem isso que procuro mas obrigado pela simpatia. cumprimentos

  6. Carlos santos Maio 11, 2012 at 11:46 #

    Pondo 60000 € a prazo qual o valor de juro que da ao novo cliente
    O Barclays 8% tem uma TANB de 8% (líquida será 6,4%) para os depósitos efectuados por novos clientes,
    ainda existe esta opcao?

  7. Carlos santos Maio 11, 2012 at 18:48 #

    fiz um DP no Barclays, também com 6%, é um banco internacional, quanto a mim, mais seguro… para além disso falaram-me de um produto em que metade do capital é aplicado num DP a 8% – (4 meses) e a outra metade num produto estruturado com capital garantido que pode ser remunerado até 10%(18 meses? não tenho bem a certeza).
    Fiquei entusiasmada… Pareceu-me uma excelente opção
    ao actvar com 60000 € e uma aplicaçao de prazo seguro?
    cumprimentos
    carlos neto

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa