Atalhos

Novo Banco (ex-BES): esclarecimentos importantes



O tema dos últimos dias centra-se na recapitalização do Banco Espírito Santo (BES) e medidas relacionadas, pelo que achamos ser conveniente comunicar aos nossos leitores alguns esclarecimentos importantes, parte significativa dos quais deriva dos comunicados do Banco de Portugal e do Novo Banco (ex-BES).

O BES é separado em dois, sendo que o banco que assume a actividade considerada regular e saudável do BES se chama desde agora Novo Banco. Vai existir uma outra instituição que assume os activos problemáticos, o denominado bad bank.

Os clientes do BES continuam a utilizar todos os canais até agora existentes (balcões, home banking, linha de atendimento, etc), que a seu tempo deverão ser actualizados com a marca Novo Banco, e a generalidade não deverá ter qualquer alteração na sua relação com o banco.

Os depositantes do BES ficam mais salvaguardados na presente estrutura, uma vez que expurgado dos activos tóxicos e com a recapitalização o banco fica mais sólido. As condições contratadas continuam a aplicar-se e os depósitos continuam a gozar da protecção do Fundo de Garantia de Depósitos, de até 100.000 Euros por titular.

Os clientes do BESI, BEST, Banco Espírito Santo dos Açores, ESAF, BES Vida e várias sucursais, incluindo Espanha, Macau, Nova Iorque e Londres, não deverão ter qualquer impacto com as medidas em curso, sendo que estas participações passam para o Novo Banco.

Os clientes do BES com investimentos em Fundos de Investimento ESAF, Seguros de Capitalização ou PPRs mantêm os direitos inerentes aos respectivos produtos, podendo submeter ordens de subscrição ou de resgate, como habitualmente. Dependendo das suas particularidade, a respectiva valorização poderá estar sujeita a variações significativas, especialmente se o cabaz de investimento subjacente estiver exposto ao mercado accionista nacional ou, mais particularmente, ao BES.

Os accionistas e detentores de dívida subordinada do BES passam a ter direitos apenas no bad bank, pelo que as perspectivas de recuperarem o seu investimento estará seriamente comprometida.

O Banco de Portugal disponibiliza uma linha de atendimento (707 201 409) e um endereço de correio electrónico (infobes@bportugal.pt) para esclarecimento de dúvidas.

Recursos

Chamada de atenção

Ao longo dos anos temos chamado atenção para a importância da diversificação. Não faz qualquer sentido à generalidade dos investidores concentrar o seu dinheiro num número pequeno de activos, uma vez que se correm riscos adicionais sem qualquer perspectiva de rentabilidade acrescida. Falaremos mais deste tema ao longo dos próximos tempos, mas entretanto esperamos que pelo menos o caso do BES sirva para os pequenos investidores compreenderem como estes riscos se podem efectivamente concretizar, ainda que a grande custo para os mais prejudicados.

Última actualização: 04/08/2014

Partilhe:

, , , ,

23 comentários a Novo Banco (ex-BES): esclarecimentos importantes

  1. Luísa Agosto 7, 2014 at 2:10 #

    Boa noite.
    Eu tenho um credito habitação no BES terei que fazer algo?

    • Ricardo Agosto 9, 2014 at 3:46 #

      Sim, continuar a pagar.

  2. Miguel Agosto 8, 2014 at 0:30 #

    Boa noite, Gostaria de obter esclarecimentos e informações acerca da GESTÃO DE CARTEIRAS (GDC) do antigo BES, nomeadamente se o capital inicial aplicado está garantido na maturidade do contrato? Muito obrigado pela atenção e ajuda neste momento de bastantes incertezas.

    • Francisco Setembro 29, 2014 at 17:41 #

      Também tenho valores (e não é pouco) na tai “Gestão de Carteiras”. Nao consegui até agora ter uma resposta clara sobre o futuro dessa quantia; ne sim nem não; não seerrá desta forma que a confiança dos clientes (antigos do BES) será acautelada. Se vier a poder colocar as mãos nesse deinheiro, será todo retirado deste Novo Banco, que não me parece ter algum futuro.

    • José Outubro 4, 2014 at 3:46 #

      Posso confirmar que familiares com esse produto com vencimento a 10 de Setembro não receberam o dinheiro na conta a ordem na data prevista. Segundo o gestor de conta a movimentação do mesmo carece de aprovação do BdP dado que a carteira inclui obrigações do BES Lux.

    • Ana Pereira Outubro 17, 2014 at 9:59 #

      Bom dia,

      Alguém teve alguma resposta relativamente à Gestão de Carteiras? Em que situação está? Se realmente o dinheiro é entregue?

  3. cardoso Agosto 8, 2014 at 8:43 #

    Sou detentor de açoes do BES , liguei para o numero disponibilizado pelo BdP e para o numero da CMVM , sabem que informaçao deram?

    ” nao ha muito a dizer , va consultando a informaçao disponibilizada no site ”

    Grande serviço !

  4. Elisabete Agosto 12, 2014 at 18:58 #

    Tenho o meu crédito habitação no Novo Banco, e li agora acerca da possibilidade da falência deste banco ….. que aconteceria com o meu e outros créditos?

  5. Isabel Romão Agosto 15, 2014 at 13:00 #

    Só agora tive conhecimento que um produto que me foi aconselhado nos finais de 2010, pelo gerente de um Balcão BES, são obrigações subordinadas, pelos vistos daquelas que ficaram no Banco do capuchinho Vermelho.
    São 25 mil euros, fruto das minhas economias de uma vida, das viagens que não fiz, do carro que não tive e de tantas outra coisas que fui prescindindo ao longo da vida.

  6. Paulo Lopes Agosto 29, 2014 at 17:17 #

    Pois!
    Agora assistimos às transferências de ativos do badbank para o Novo Banco apenas porque deixaram de ser risco. Estarei errado ao questionar se será legítimo?

    Fiquei sem 57000 acções que até ao dia de hoje nada me foi informado formalmente. O que sei foi apenas o que a televisão anunciou.

    • cardoso Setembro 30, 2014 at 12:14 #

      Tambem tenho açoes no BES perdi tudo.

      Sou obrigado a manter a conta a ordem aberta por ser detentor de açoes embora sem valor. A minha grande questao é , sera que me vao cobrar comissao de manutençao de conta á ordem?

  7. Isabel Romão Setembro 15, 2014 at 18:59 #

    Tenho Obrigações Perpétuas subscritas em finais de 2010 por sugestão do gerente de um balcão BES, tendo-me até telefonado por ser um produto tão bom, tão bom que era pena perder a oportunidade. Antes do telefonema, já me tinha abordado ao balcão mas desvalorizei. Perante a insistência e acreditando subscrevi o valor de um depósito que se estava a vencer no valor de 25 mil euros, Será que alguma vez vejo a côr do dinheiro?

  8. ana pinto Dezembro 18, 2014 at 14:26 #

    boa tarde,

    tenho um seguro de capitalização no banco best há 6 meses no entanto estou com algumas duvidas em relação a sua continuidade é possivel dar-me a sua opnião.

    Obrigado
    Ana PInto

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa