Atalhos

Reembolsos IRS – destinos


Ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores, o reembolso do IRS em 2012 está a gerar muita polémica, como é possível ver neste tópico do fórum, que conta já com mais de 500 comentários. De facto são várias as pessoas que se queixam, mas é de acreditar que em breve a maior parte das situações será regularizada.

Com o reembolso do IRS, que em certos casos é avultado, há que pensar qual o destino a dar ao dinheiro. A minha sugestão é que o utilize na seguinte ordem: amortizar créditos caros, poupar/investir e lazer.

Amortizar créditos caros

Se tiver créditos com TAE (Taxa Anual Efectiva) superior a 5% vai ser difícil encontrar investimentos com rentabilidade semelhantes, pelo que pode poupar muito, a prazo, se os amortizar. Para a maioria dos casos, pode utilizar esta ferramenta para perceber quanto pode poupar mensalmente.

Poupar/investir

Se não tem créditos ou os que tem são baratos (TAE < 3%), pode aproveitar o reembolso para reforçar as suas poupanças. O caminho mais fácil é através de um depósito a prazo, sendo que hoje em dia é relativamente fácil encontrar soluções com taxas líquidas superiores a 3%. Pode também consultar a lista dos melhores depósitos a prazo, com mais de 80 soluções que lhe vão interessar.

Lazer

Se já não tem créditos e a sua poupança está bem encaminhada, é bastante razoável aproveitar parte do seu reembolso em lazer. Não o faça é antes de ter as suas finanças pessoais em ordem.

Onde e de que forma pode gastar vai depender essencialmente do dinheiro que sobrar e daquilo que mais aprecia, obviamente. Contudo, uma sugestão que lhe deixo é que verifique os agora famosos sites de descontos (por exemplo) Groupon, Lifecooler ou Odisseias, pode ser que tenham boas propostas para o que pretende.

Última actualização: 07/05/2014

Partilhe:

, , , ,

2 comentários a Reembolsos IRS – destinos

  1. Fsousa Agosto 18, 2012 at 3:35 #

    Um óptimo post este!

    No que toca ao lazer gostava de deixar a sugestão do forretas:

    http://forretas.com/

    que compila vários sites de desconto num só (entre eles o odisseias e a grupon).

  2. Yoshi Setembro 25, 2012 at 15:17 #

    Se essa fosse a postura de todos os portugueses, teriamos um pais mais solido, com melhores condiçoes de vida a medio prazo . Assim, como todos quiseram tudo de um dia para o outro vieveu se ilusoriamente bem durante uns anos e agora puff…. felizs os astutos que trataram de amealhar milhoes ha custa dos desorientados.

    execelente post. Pena que as prioridades aqui definidas sejam para muitos erradas, ou peloe menos parece, pois, dinheiro do irs serve parea futilidades e nao investimento. Afinal ja nao estava nos planos nao é verdade? enfim…

    Cumprimentos.

Deixar uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa