Atalhos

Simulação de investimento: 7ª semana



Para saber que simulação é esta, consulte o artigo Simulação de investimento.

Mais uma semana, mais uma queda.

Simulação de investimento: 7ª semana

Ao contrário do previsto na semana passada, os mercados continuam em estado de pânico. Qualquer dado macro-económico (taxa de desemprego, confiança dos consumidores, etc) menos favorável é altamente empolado e temos assistido a uma volatibilidade impressionante.

A passada semana foi particularmente negativa e voltámos perto dos [maus] valores atingidos na 4ª semana, para o cabaz #2 e #3. O cabaz #1 tem sido a boia de salvação.

Balanço

A simulação de investimento tem sido particularmente interessante, especialmente pela época em que nos encontramos. Como temos podido observar, o investimento em acções não é tão simples nem linear como muitas vezes nos é apresentado – especialmente em tempos globalmente negativos. Os ganhos não são garantidos (muito pelo contrário), a instabilidade é elevada e a incerteza uma constante.

Não quero dizer, no entanto, que as acções são uma má escolha. Historicamente têm tido retornos muito interessantes (a longo prazo). Mas há alturas e há situações em que um depósito a prazo é mesmo a melhor escolha.

Como investidor, acredito que num futuro não muito longínquo o mercado accionista irá recuperar desta tendência negativa. Até lá é preciso continuar atento. Não perca os próximos episódios.

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

, , ,

2 comentários a Simulação de investimento: 7ª semana

  1. Oscar Setembro 10, 2007 at 10:32 #

    Até a 7ª semana só me apetece sorrir :D. Realizei uma óptima aposta

  2. Pedro Pais Setembro 10, 2007 at 10:48 #

    É verdade Óscar, disso não há grandes dúvidas 🙂

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa