Atalhos

Técnicas de venda nas grandes superfícies



Carrinho de compras

Encontrei, através do Digg, um artigo da secção Money do MSN que fala de 15 truques que as lojas utilizam para nos fazer gastar mais (em inglês).

É uma leitura curiosa, que para além de nos alertar para as fontes estimulante do consumismo, providencia um conjunto de sugestões sobre como as podemos evitar. Por exemplo:

  • Fazer uma lista de compras e segui-la rigorosamente
  • Ter em atenção apenas preços e tamanhos
  • Olhe primeiro para a prateleira de baixo

Se tiver algumas sugestões adicionais às do artigo, partilhe-as connosco.

Última actualização: 24/07/2011

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4 comentários a Técnicas de venda nas grandes superfícies

  1. Oscar Bernardes Abril 29, 2007 at 23:13 #

    É um excelente artigo, mas não se aplica as grandes superfícies mas sim aos hipermercados. Se repararmos as grandes superfícies tipo AKI, MaxMax utilizam técnicas diferentes de marketing, como por exemplo a área de apoio ao cliente estar centrada na loja, dado representar um bom encaminhamento para as vendas, induzindo o cliente para determinados produtos como resposta as suas soluções.

    Outra grande superfície, o IKEA aplica outra técnica diferente, estas técnicas dependem muito do tipo de produtos e negócios.

    Relativamente ao artigo em Inglês, penso que faltam referir outras técnicas tipo: os planogramas que criam uma ilusão óptica ao consumidor, permitindo criar um destaque a determinados produtos.

    Mas o artigo vale bem a pena ler.

  2. Pedro Pais Abril 30, 2007 at 15:37 #

    Sim, Óscar, é essencialmente dirigido aos hipermercados e, tal como diz, acho que merece uma leitura atenta.

    Quer explicar-nos um pouco melhor em que consistem esses planogramas?

  3. Oscar Bernardes Abril 30, 2007 at 17:50 #

    Planogramas é uma ferramenta de organização e disposição de produtos em prateleiras, colocando os produtos com maior volume de vendas ou de margem ao nível dos olhos ou das mãos das crianças. Permite também criar efeitos por cor, aumentar a imagem de volume.

    Conclusão confundir ou aumentar a probabilidade de compra por impulso.

    Actualmente estas tecnicas de marketing são realizadas por software.

  4. Pedro Pais Maio 1, 2007 at 0:58 #

    Thanks pelo esclarecimento.

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