Atalhos

Utilização correcta de cartões de crédito



Os cartões de crédito são certamente um dos melhores instrumentos que as entidades financeiras têm para obter chorudos lucros dos consumidores incautos e endividados.

Cartões de crédito

Os cartões de crédito oferecem uma possibilidade maravilhosa, simples e terrível de qualquer pessoa comprar aquilo que não está ao seu alcance. Isto a troco de taxas de juro efectivas que chegam aos 20%.

Felizmente, para os consumidores cuidadosos e, acima de tudo, que não vivem acima das suas reais possibilidades, podem trazer vantagens:

  • Seguros de viagem, de acidentes pessoais e de vida;
  • Milhas de viagem;
  • E acima de tudo descontos

Praticamente todos os cartões de crédito incluem seguros no “pacote”, mas os que têm descontos associados são menos. Aqui deixo alguns deles: Caixa Classic, Bes T Silver, Santander 10.10 TSi, Universo.

De qualquer forma, a ideia principal é poupar! Não é gastar mais para ter mais benefícios. É portanto imperativo fazer as contas para entender qual a melhor opção para si – em caso de dúvida deixe um comentário, terei o maior prazer em ajudá-lo.

Acima de tudo o importante é não viver acima das expectativas. Os bancos já têm demasiados lucros.

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

, ,

8 comentários a Utilização correcta de cartões de crédito

  1. Eduardo Abril 17, 2009 at 10:37 #

    Bom dia

    Estou a pensar adquirir um cartão Santander 5%, no entanto gostava de esclarecer alguma duvidas.

    Este cartão não tem a possibilidade de pagamento a 100% do capital em divida, apenas a 50%, mas tem um asterisco que diz que se pretendemos pagar + de 50% do capital em divida que terá uma comissão de 3%, o que não seria mau tendo em conta que o cartão devolve 5% do valor em compras.

    Para confirmar esta situação envie um email ao Santander a pedir esclarecimentos sobre o cartão, e o que me reponderam foi que poderia fazer uma vez o pagamento a 100% tendo a tal comissão de 3%, mas ao segundo pagamento que solicita-se a 100% me iriam cancelar o cartão por uso indevido.

    Ora o que eu pretendo saber então é como se fazem os calculos para obter o valor a pagar em juros e se realmente compensa este cartaão.

    Obrigado

  2. Pedro Pais Abril 17, 2009 at 10:40 #

    @Eduardo,

    Podes ver este tema discutido aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1160.0.html

  3. Eduardo Abril 17, 2009 at 10:59 #

    Já tinha visto esse tópico no entanto não explica como se calcula o juro do cartão. Por exemplo se eu liquidar os restantes 50% imediatamente no dia seguinte como farei o calculo de apenas 1 dia de juros.?

    Obrigado

  4. Cristina Abril 12, 2012 at 16:20 #

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se existe alguma folha de cálculo para o pagamento cartão de crédito.
    Pretendo alterar a minha opção de pagamento de uma percentagem para um valor fixo mensal de modo a poder liquida-lo no mais curto espaço de tempo.
    Obrigada.

  5. LP Maio 14, 2014 at 22:14 #

    Tendo sido eu o criador da aludida folha de cálculo, constato que desde Março de 2014 tem havido um decréscimo do cashback. O ST tem deduzido o valor do cashback do mês anterior ao valor das compras, violando as condições gerais do cartão. Está a acontecer a mais utilizadores? Na minha família já somos 4 com este problema. E o ST assobia para o lado e não faz caso das condições contratuais.

  6. Armando Maio 19, 2014 at 17:21 #

    LP – Duas vezes obrigado, um pela elaboração da folha de cálculo e outro por esta chamada de atenção. Na realidade, nos primeiros meses tive curiosidade de ver se o apregoado correspondia à realidade, mas com o decorrer do tempo confiei e nunca mais fiz as continhas. Vou ver se confirmo as tuas suspeitas e darei aqui conta da conclusão a que cheguei.
    Cumps

  7. HMC Junho 7, 2014 at 21:14 #

    LP Estou a iniciar a minha adesão ao cartão gostaria de saber se a sua folha de calculo qe penso que é a que tenho estado a analizar para decidir a adesão, se tem em conta a taxa de 3% que esta a ser falada mais a cima aquando de um pagamento superior a 50 % ?

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa