Ao efectuar um investimento financeiro é essencial definir objectivos. Estes objectivos são factores cruciais para a gestão da nossa posição nos mercados e devem ser determinados com o máximo cuidado possível.
Determinação de objectivos
A determinação de objectivos de rentabilidade para um investimento financeiro pode não ser totalmente científica, mas pode ser baseada na análise de:
- Rentabilidades passadas;
- Perspectivas do mercado e do próprio investimento;
- Risco e volatibilidade do investimento;
- Necessidades pessoais de liquidez e macro-objectivos de retorno.
Exemplo
Um exemplo da formulação de um objectivo de rentabilidade é afirmar:
Vou adquirir acções da REN com a expectativa de as vender 10% acima do valor de compra, no prazo máximo de 1 ano.
Os 10% foram um valor arbitrário, mas seria o resultado de uma análise das rentabilidades passadas na evolução dos resultados da REN e da estabilidade do monopólio no negócio do transporte de electricidade e gás. O prazo de 1 ano seria, por exemplo, baseado na minha liquidez desejada e na eliminação do impacto de oscilações de curto prazo.
Dinâmica
Obviamente que a definição de objectivos não é estática. Deve ser feita antes do início do investimento e periodicamente revista, o que não significa que se deva abandonar os objectivos e andar ao “sabor do mercado”.
A disciplina é essencial para a contenção do risco e obtenção dos resultados pretendidos: um investidor sem rumo é um marinheiro à deriva.
Última actualização: 02/02/2017
Partilhe:
Parabéns Pedro
Excelente artigo e independente.