O título deste artigo é, sem dúvida, publicidade enganosa. Na minha opinião não existem dietas* que funcionem, pelo menos a longo prazo.
A realidade é que quando consideramos fazer dieta estamos a pressupor um sacrifício, algo que nos custará imenso mas que ao fim de um certo período irá resultar numa perda de peso. O problema é que sendo um sacrifício não estamos dispostos a continuá-la ad eternum, resultando nas inevitáveis perdas e ganhos de peso e correspondentes desequilíbrios físicos, emocionais e psicológicos.
OK, mas eu preciso mesmo de perder peso – o que faço?
Mudança de estilo de vida
Uma mudança positiva do estilo de vida é a única forma real, segura e continuada de perder peso e, acima de tudo, ser uma pessoa mais saudável.
Mas o que é isto de mudança de estilo de vida? É essencialmente alterar as nossas rotinas e hábitos com o objectivo de nos sentirmos globalmente melhor.
Ainda mais importante: a noção de mudança de estilo de vida implica que seja um compromisso para toda a vida, ou seja, um conjunto de posições a adoptar que, apesar de algum possível esforço inicial, não representa um sacrifício diário e continuado. O seu estilo de vida deve proporcionar-lhe equilíbrio físico mas também psicológico e emocional, caso contrário será apenas um esforço em vão.
O seu estilo de vida deve ser agradável.
Passar à acção
Cada um saberá quais os passos e medidas a adoptar para melhorar o seu próprio estilo de vida, sendo que o essencial é pensar no assunto como um mudança para o resto da vida e assumir o compromisso como um equilíbrio saudável entre prazer e saúde.
De qualquer forma existe um conjunto genérico de acções que aconselho:
- Andar mais – uma forma agradável de conviver com a sociedade e de fazer algum exercício;
- Comer menos e mais lentamente – ter prazer ao comer mas reconhecer que não é necessário ficar enfartado para ficar satisfeito;
- Comer melhor – escolher com mais critério as suas refeições. Um bife grelhado é tão ou mais saboroso que um frito mas muito mais saudável;
- Dormir mais e melhor – o número de horas que necessitar para ter um sono reparador, sem ruídos, luzes ou outros elementos perturbadores;
- Ter momentos para comer aquela guloseima tentadora – a vida também é feita de momentos doces. Não há problema em fazer umas asneirinhas se as mesmas se enquadrarem, de forma equilibrada, no seu estilo de vida.
Agora que lhe deixei umas ideias e sugestões sobre a importância de ter uma vida mais agradável, resta-me desejar-lhe “Boa Sorte”!
* dietas no sentido de “regime especial de alimentação”
Última actualização: 22/06/2007
Partilhe:
Desculpa-me disconcordar contigo…é um facto que não existem dietas milagrosas mas existem dietas que com algum cuidado e que respeitando algumas coisas tão básicas como intervalos de tempo certos para cada tipo de comida, e aprender a conhecer o seu corpo consegue-se perder uns quilinhos 🙂 …bjinho
Simpatia para emagrecer de Chico Xavier
Sábado pela manhã, coloque 1 / 2 copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondente aos quilos que você deseja perder, não coloque grãos a mais do que o desejado, pois os quilos não serão recuperados. à noite beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com 1 / 2 copo de água. Domingo pela manhã em jejum beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com 1 / 2 copo de água. Segunda-feira pela manhã em jejum, beba a água com os grãos de arroz juntos.
Obs: 1- Conserve o mesmo copo durante o processo, 2- Não faça regime pois a simpatia é infalivel, 3- Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder 4- Começe no sabado feira após distribuir as cópias, 5- Publique na mesma semana .
Boa Sorte
Entrei no seu blog por acaso quando estava a pesquisar no google sobre emagrecimento. Ggostei das dicas, de facto, não existem dietas milagrosas (digo por experiencia propria, eu que ja sofri de disturbios alimentares.
dietas é uma palavra que não significa um regime transitório. Eu escolhi uma dieta fabulosa, a alimentação crua.
A Isabel, nos seus cursos em Lisboa é uma verdadeira “mestre” e mostrou-me como posso realmente melhorar a minha vida, gastando menos dinheiro, e, com imenso sabor. Ah, e claro, perdi em 4 meses 12 kg, e, e estou com o peso perfeito, coisa que há muito que não tinha.
O blog dela, para quem esteja interessado é: http://www.iswari-comidaviva.com/
Cada vez mais as dietas referem-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição.
Para seguirmos uma dieta, convém consultar um médico ou nutricionista, a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo. Muitas vezes, preferimos sermos nós a escolher a nossa alimentação, tendo em conta toda a informação que nos é facultada.
A escolha de alimentos certos na proporção correta, bem como a prática de exercício físico com orientação de um especialista, evitando uma vida sedentária, são considerados fatores essenciais para a manutenção da saúde. Uma “dieta” restritiva e que não tenha em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos. Por isso, uma adequada avaliação nutricional individual evita desequilíbrios na dieta que podem levar a problemas de saúde, tais como deficiências nutricionais específicas ou calórico-protéicas e o excesso de peso ou obesidade. também, ter uma vida saudável não é fazer apenas dieta, é não ter uma vida sedentária.
Por experiência própria não abdique do exercício físico é fundamental!
Aconselho a darem uma vista de olhos a este tópico: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1856.0.html
E como conselho final, mexa-se.
Onde quer que esteja e como quer que esteja, nem que seja a ler. Aliás, “ler não engorda”
Cumps
Como complemento ao que disse anteriormente aqui fica a ideia mais completa.
Evite permanecer muito tempo parado em pé ou sentado sem mexer as pernas. Fazer pequenas pausas para ir à casa de banho mais distante, tomar café no outro lado da rua, ou falar pessoalmente com o colega que trabalha no andar de cima, são algumas sugestões que contribuem para uma boa circulação sanguínea.
Cumps
ola
Em relação a simpatia dos grãos de arroz, não percebi o que quer dizer tirar as cópias!
Cópias de que? E pública-las a onde?
Agradecia que me explica-se melhor como funciona !
Obrigado!!
Numa quarta-feira de manhã, coloque dentro de 1 copo o número de grãos de arroz correspondente aos quilos que você deseja perder e acrescente água filtrada até a metade. Não coloque mais grãos além dos quilos que deseja perder, pois os quilos perdidos não serão recuperados. À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz e coloque novamente água filtrada até a metade do copo. Repita esse mesmo ritual na quinta-feira. Na manhã da sexta-feira, em jejum, beba a água junto com o arroz. Você deve utilizar o mesmo copo durante os 3 dias e divulgar essa simpatia na mesma semana. O copo, depois de lavado, pode ser reutilizado.