Atalhos

A regra dos 10 segundos



Apesar de sermos seres racionais, muitas das nossas escolhas têm origem em reflexos instantâneos, cuja decisão parece que nem passa pelo cérebro. É o caso das compras de ocasião.

As compras de ocasião são todas aquelas que efectuámos sem pensar muito (ou nada) nelas. Pastilhas elásticas, revistas, chocolates, bebidas, etc. Tudo aquilo que vemos, queremos e compramos, sem pensar realmente se precisamos (ou se existem melhores alternativas) pois o seu valor unitário é muito baixo.

O problema, claro está, é que um valor unitário baixo, repetido muitas vezes, dá origem a um valor total significativo. A título de exemplo, se gastar €1,5/dia em compras deste género, são mais de €500/ano. Já dá que pensar…

Ora bem, para contrariar esta tendência natural venho aqui propor que utilize a “regra dos 10 segundos”, como forma de estimular a sua poupança (e a mente, já agora). A ideia é colocar um pouco de racionalidade em todas as compras, mesmo as mais insignificantes.

O processo é muito simples. Antes de fazer qualquer compra, por muito reduzido que seja o seu valor, pense durante 10 segundos nas seguintes questões:

  1. Será que preciso mesmo disto?
  2. Se preciso, será que não existe uma alternativa mais barata, igualmente satisfatória?

Aparentemente pode parecer um conselho básico, mas acredite que se o colocar em prática vai poupar uns bons euros. Para além de poupar, ainda evita aquela estranha sensação de perguntar a si mesmo…

“Para que é que eu comprei esta porcaria?”

Última actualização: 24/11/2014

Partilhe:

,

15 comentários a A regra dos 10 segundos

  1. Paulo Pereira Janeiro 26, 2008 at 20:57 #

    lol 🙂

    primeiro falei que queria mudar o meu tarifário, pra poupar uns euros, mas os meninos da sapo cobram 35 euros para baixar o tarifário (LADROES!)

    Assim que falei ao operador em fechar a conta e reabrir, ele passou logo a chamada pra outro departamento, e aí mt cordialmente disseram-me que não era preciso fazer isso 🙂

  2. Pedro Pais Janeiro 27, 2008 at 0:02 #

    Paulo,

    Por acaso já não é a primeira vez que me contam tais episódios, que perante a possibilidade de perderem um cliente já se mostram bem mais flexíveis.

    Se a moda pega… 🙂

  3. jose Janeiro 29, 2008 at 15:33 #

    essa é tambem a triste realidade na netcabo. literalmente, “quem nao chora, nao mama”. e nao basta dizer que estamos insatisfeitos, é preciso estar decidido a cancelar o contrato.

  4. Tralhas Fevereiro 5, 2008 at 11:55 #

    Nos US a pergunta que se faz sempre que se compra alguma coisa e diferente: Sera que isto me vai dar dinheiro?

  5. Pedro Pais Fevereiro 6, 2008 at 22:57 #

    @Tralhas,

    Com o níveis de endividamento que os consumidores têm nos USA duvido que esse comportamento seja muito geral.

    Acho que a pergunta é mais “será que isto me vai fazer parecer mais bonito/rico/famoso/fashion/etc…”

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa