Atalhos

Alterações IRS: “pequenas melhorias”

Como já deve ter ouvido, a discussão do OE 2013 originou propostas que representam um pequeno desagravamento* para os contribuintes:

  • Diminuição da sobretaxa para 3,5%, em detrimento dos anteriores 4%.
  • Nova taxa adicional de 5% para rendimentos superiores a € 250.000.
  • Rendimentos derivados de prestações de serviços por parte dos trabalhadores independentes passam a ser considerados em 75%, ao invés dos anteriores 80%.

Estas alterações foram incorporadas no simulador de IRS e comparativo com os anos anteriores , que pode desde já utilizar. Relembro ainda que o FinancasPessoais.pt aloja também o completo simulador de IRS para 2012 e 2013, que desde há vários anos o Francisco Mesquita tem disponibilizado amavelmente.

Relembramos que esta informação tem o apoio Super Depósito Banco Big 4,5% TANB 3 meses (PUB).

* Ou melhor dizendo, agravamento ligeiramente menos acentuado. É uma táctica bem conhecida: era X, passa para Y (muito maior que X), depois passa para Z (muito maior que X mas ligeiramente menor que Y), e no final até pensamos que ficámos a ganhar…

Última actualização: 28/10/2013

Partilhe:

,

Um comentário a Alterações IRS: “pequenas melhorias”

  1. Jose Rodrigues Dezembro 8, 2012 at 10:33 #

    Eu queria saber como funciona o IRS. Quem tem um rendimento abaixo do salario minimo é obrigado a entregar o mod 3 e anexos ou está isento de entregar o IRS ?

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa