Uma das melhores práticas associadas a backups é efectuar cópias de segurança para sítios remotos, que não possam sofrer de acidentes/incidentes no mesmo período temporal do local onde o original se encontra.
Com o aumento da largura de banda disponível aos consumidores em geral, os backups remotos são mesmo uma óptima escolha para os backups do dia-a-dia pois oferecem:
- Alta redundância, difícil de atingir num ambiente caseiro;
- Baixo preço, quer o armazenamento quer o custo da largura de banda tem descido significativamente;
- Facilidade de utilização, se o serviço for bom será do género set-and-forget.
Não só é aconselhável, como desejável utilizar um destes serviços para os seus backups.
Há cada vez mais serviços de backup remoto por aí, mas queria mencionar dois: Strongspace e Mozy.
Tenho utilizado o Strongspace e até agora sou um cliente satisfeito. Tem o inconveniente de não incluir nenhum software, sendo que o utilizador tem de comprar/arranjar o software adequado e configurá-lo (o que é, pelo menos, chato).
Quanto ao Mozy, já o conhecia da sua fase beta, mas quando li o post do Tiago Salgado fui dar uma vista de olhos e parece que está bem melhor. Basta dizer que por $4,95 temos um serviço de backup remoto, ilimitado, oferecem o software e, para os mais paranóicos, quer as comunicações, quer o armazenamento é cifrado.
Estamos na era da informação e cada vez mais é essa mesma informação o activo mais valioso que possuímos. É crucial saber que em caso de erro ou desastre temos acesso à mesma. Se ainda não faz backups, talvez esteja na altura de o fazer.
Última actualização: 02/02/2017
Partilhe:
Tendo em conta que muitos dos bloggers (mais geeks) utilizam contas de alojamento com alguns GB’s mais vale re-utilizar para alojar os seus backups.
Encriptam localmente e depois enviam.
Para os utilizadores technically-savvy é uma opção, mas duvido que em termos de redundância os servidores estejam tão bem equipados quanto aqueles preparados especificamente para backups.
Espaço ilimitado em backup remoto e hospedagem é coisa para otário comprar. Não existe HD ilimitado. O que estas empresas praticam é overselling, se você realmente usar 100gb, 200gb, eles vão cancelar sua conta com alguma desculpa qualquer. Overselling é uma prática anti-ética, e eu não confiou meus dados em empresas anti-éticas.
Estou utilizando o gBackup, excelente serviço, a velocidade de envio é muito rápida.
Recomento.
http://www.gbackup.com.br/
Utilizo aqui na empresa a solução de backup online gBackup, funciona perfeitamente em Linux, Windows, MAC.
Faço o backup de nosso banco de dados SQL e Oracle, documentos e planilhas.
Recebo relatórios por email de todos as rotinas de backup. Recomendo.
Envio VPN!
100% Seguro!
http://www.gbackup.com.br/