Atalhos

Como poupar no seguro de vida do crédito habitação?

Poupar está na ordem do dia. Esforçamo-nos por cortar custos nas despesas diárias e muitas vezes esquecemo-nos da poupança ao nível dos créditos e dos seguros. Neste artigo vamos falar-lhe de estratégias para poupar dinheiro no seguro de vida do crédito habitação.

É possível transferir o seu seguro

Um esclarecimento urgente. É possível transferir o seu seguro para outra companhia de seguros. Desde 2009 que não é obrigado (por lei) a manter o seguro na seguradora “recomendada” pelo banco. Aliás, até essa altura não existia concorrência o que fazia com que muitos bancos praticassem valores muito acima dos valores de mercado.

Porquê mudar o seu seguro de vida?

A mudança do seguro só tem benefício se conseguir traduzir-se numa melhor relação entre o valor que paga e as coberturas contratadas. E se lhe dissermos que é possível baixar o preço e aumentar as coberturas? Não se esqueça do referido no ponto anterior. A falta de concorrência até 2009 protegeu muitas companhias de seguros que praticavam preços desajustados.

Como poupar no seu seguro?

O mais extraordinário em todo o processo é que o processo é rápido, cómodo e sem custos associados. Existem mediadores de seguros que fazem todo o trabalho por si, desde perceber as coberturas recomendadas a negociar com as diversas companhias de seguros. E todo o processo é isento de custos.

Será que o banco pode aumentar o spread?

Os bancos têm por hábito conferir um benefício no spread para quem contrata outros produtos. É o chamado cross-selling que apesar de poder ser benéfico esconde alguns custos desnecessários (como o custo do seguro de vida ou algumas comissões bancárias). Assim sendo, é possível que exista um agravamento do spread que será mais provável para contratos realizados após 2009.

Ter um agravamento no spread não significa que a transferência do seguro não compense. O que devemos fazer é comparar o impacto da subida do spread na prestação do crédito com a poupança conseguida com a redução do prémio do seguro. Com grande probabilidade irá poupar muitas centenas de euros todos os anos com esta mudança.

Mais uma dica…

Quando comparamos diferentes propostas de seguro de vida deveremos ter em consideração não só o preço no primeiro ano mas antes a evolução do preço ao longo de todo o contrato. Se é certo que o preço sobre na generalidade das seguradoras (porque aumenta a probabilidade de morte) é também certo que as tarifas das diferentes companhias variam bastante. Assim, poderá comparar a projeção das várias companhias para perceber qual será aquela que proporcionará uma evolução mais favorável.

E agora o que fazer?

Se quiser começar a poupar dinheiro no seguro de vida do seu crédito habitação sugerimos que preencha o formulário em baixo. Será contactada por uma empresa com a qual temos parceria para a revisão da sua carteira de seguro. Sem custos e sem compromissos. Só tem a poupar!

Nome

E-mail

Telemóvel

Montante Em Dívida (€)

Finalidade

Onde conheceu a parceria?

Última actualização: 01/02/2018

Partilhe:

, ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa