Atalhos

Comparar créditos habitação – Passo 0

Comparar créditos habitação não é uma tarefa simples, uma vez que a oferta do mercado é muito variada e cada Banco tem diversos produtos, cada um com características muito próprias.

Ao longo das próximas semanas vou tentar ajudar, publicando artigos que apresentam critérios de comparação entre créditos habitação.

Para começar, deixo aqui o passo 0: recolha de informação. De modo a ser possível comparar efectivamente diferentes créditos habitação é necessário obter os dados que são realmente importantes. Neste sentido, criei um guião de recolha, que poderá utilizar para obter os dados necessários e que espero que lhe seja útil.

No próximo artigo desta série vou iniciar a análise dos principais critérios de comparação. Espero que passe por cá. Se tiver alguma sugestão, por favor deixe um comentário.

Última actualização: 24/11/2014

Partilhe:

,

23 comentários a Comparar créditos habitação – Passo 0

  1. Sónia Santos Outubro 6, 2009 at 1:10 #

    Boa noite Pedro e visitantes!
    Desde já um grande bem haja, pois se não fosse este blog, muitas dúvidas de vários assuntos ainda estariam por esclarecer.
    Gostaria de pedir a vossa ajuda pelo seguinte:
    Fiz um pedido de um crédito habitação este ano que foi aprovado em Junho de 2009. Já tinhamos informado ao nosso contacto no banco que a construção da habitação estava um pouco atrasada e portanto ainda não havia licença de habitação.
    Recebemos a carta de aprovação do banco, para efeitos de registo provisório, no entanto, como queremos fazer a escritura pelo serviço Casa Pronta, não fizemos qualquer registo provisório.
    Agora no fim de Setembro, a casa estava quase pronta e apesar de me ter mantido em contacto com a pessoa do Banco (CGD) resolvi voltar a ligar para saber como fazer o pedido de escritura pelo serviço Casa Pronta (para além dos seguros aprovados ou certificados é necessário a Certificação Energética do imóvel que só pode ser feita depois de este ter licença de habitação, o que não é o caso ainda). Tal não é o meu espanto quando o funcionário do banco me informa que as condições que nos foram aprovadas terão que ser revistas uma vez que já passou mais de 3 meses desde que o meu crédito foi aprovado. Fiquei em pânico, pois na altura, já achei que o spread que me foi concedido foi alto (1,2%) se agora iria aumentar mais não sei como iria reagir.
    Eu não sei se me conseguem esclarecer isto, esta situação é legal ou estou apenas a ser penalizada por não ter feito os registos? Se tivesse feito os registos o procedimento seria diferente?
    Já agora gostava de saber se alguém já utilizou o serviço Casa Pronta e se vale a pena?
    Parece-me muito mais simplificado e mais barato por isso estou um pouco receosa se não será só fogo de vista.

    Agradecia muito os vossos comentários.

    Obrigada,
    Sónia Santos

  2. JRibeiro Outubro 7, 2009 at 18:14 #

    @Sónia Santos,

    o que as pessoas deveriam ter presente é que os bancos são agentes de comércio como outra loja qualquer. Em vez de venderem roupa ou fruta, vendem dinheiro.

    Ao efectuar um pedido de crédito na CGD, deve ter consigo algum documento que estipula prazos de validade e/ou prazos para efectuar os registos provisórios. Se não tem ou não a informaram então tem argumentos para reclamar, caso contrário deveria ter informado o funcionário que vos tratou do vosso pedido, a vossa intenção de fazer a escritura pelo serviço Casa Pronta.

    O spread de 1,2 parece-me razoável, atendendo ao actual momento em estamos. Mas, procuraram na concorrência ou para as vossas condições a CGD foi a melhor?
    O valor que pedem no vosso crédito são os 100% ou é inferior?

    Nunca utilizei o serviço Casa Pronta, fui pelas vias normais, mas pelo que sei este serviço é efectuado pelas entidades do estado, bancos, imobiliárias, conservatórias e outras entidades. Não sei se pode ser tratado directamente pelos cidadãos. É uma questão de aguardar mais algum tempo, por alguém que tenha usado este serviço.

    Espero ter esclarecido algo!

    Cumps

  3. Pedro Oliveira Maio 28, 2011 at 15:22 #

    Boa tarde
    Estou neste momento no processo de comprar casa com a minha namorada. Gostaria que me dessem alguma ajuda sobre as simulações que obtive, para escolher qual o melhor banco para o crédito! Existe um email para o qual possa colocar a minha questão?

    Obrigado

    Cumps

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa