Atalhos

Prazo após amortização antecipada



Se quer saber em quanto tempo pode reduzir o seu crédito por efectuar amortizações antecipadas, então esta ferramenta é para si. De forma muito simples pode verificar a sua prestação mensal e simular o impacto de uma amortização (qualquer que seja o seu valor) na duração do seu crédito.

Se procura saber quanto pode poupar mensalmente por amortizar o seu crédito mensalmente, utilize a ferramente prestação após amortização antecipada.

(e.g. 10000)
(e.g. 5.35%)
(e.g. 100)
(e.g. 500)

Prestações em falta após amortização
Prestação mensal após amortização*
Prestação mensal antes da amortização*

*A prestação mensal pré e pós amortização não são iguais pois o número de meses é um número inteiro, originando diferenças de valor muito reduzido.

Instruções

A forma de utilização é a seguinte:

  1. Insira o montante actual em dívida (por exemplo 1000, que representa 1000 euros)
  2. Insira a taxa de juro contratada (por exemplo 5.35%)
  3. Insira o número de meses que terá para abater a sua dívida (por exemplo 100, que representa 100 meses)
  4. Insira o valor que pretende amortizar no crédito (por exemplo 500, que representa 500 euros)
  5. Pressione o botão “Calcular novo prazo”

De notar que esta calculadora está preparada para cálculos financeiros que respeitem as seguintes regras:

  • As prestações mensais são constantes (a taxa pode ser fixa ou variável) e incluem juros e capital;
  • No final do prazo não existe valor residual;
  • O pagamento de cada prestação é efectuado no final de cada mês.

Espero que lhe seja útil. Qualquer dúvida deixe um comentário ou envie-me um e-mail.

Partilhe:

78 comentários a Prazo após amortização antecipada

  1. Pedro Pais Março 31, 2011 at 16:00 #

    @Duarte,

    À partida não parece muito bom negócio, mas só fazendo as contas com algum detalhe (taxas para investimentos alternativos, poupança total de juros, etc…)

  2. simone Maio 6, 2011 at 1:32 #

    Gostaria de saber se há vantagem financeira na amortização antecipada de saldo em relação à amortização de prazo para o consumidor? Grata.

  3. Gonçalo Silva Junho 28, 2011 at 23:10 #

    Boa noite!
    Parabéns pelo seu blog.
    Deixem-me no entanto recomendar-vos uma ferramenta que penso possa ser interessante para alguns dos seus leitores:

    Imaginemos um casal que decide amortizar anualmente o crédito à habitação, num montante fixo pré-definido com o objectivo de redução do prazo de amortização e não do valor mensal a amortizar. Seria útil uma ferramenta que permitisse verificar em quanto tempo encurtaria o prazo de amortização no final e quanto se pouparia em juros, cumulativamente. A ferramenta que disponibilizam, infelizmente, só o faz para uma amortização de cada vez e não para amortizações periódicas (para facilitar, consideremos o que é mais habitual que são amortizações anuais).
    Grato e espero que sugestão seja atendida!
    Gonçalo Silva.

  4. lucia barros Agosto 14, 2011 at 8:46 #

    Gostaria de saber se há vantagem financeira na amortização antecipada de saldo em relação à amortização de prazo para o consumidor? Grata.

  5. Carla Silva Setembro 6, 2011 at 16:17 #

    Boa tarde. Tenho um crédito habitação a 30 anos e pretendo fazer amortizações parciais assim que for possível. No blog reparei que por amortizarmos podemos fazê-lo em prazo e prestação. Fiquei com algumas dúvidas: Para reduzir o prazo do empréstimo terei de renegociar as condições do empréstimo ou o facto de amortizar reduz o tempo do empréstimo? Muito obrigada, Carla

  6. luis gomes Novembro 19, 2011 at 18:39 #

    Boa tarde estive agora a simular o valor de 107,771.92 a uma taxa de 2,755 que é o que diz no meu banco, e faltando 299 prestações o valor que me dá é errado, apenas se eu meter uma taxa de 2,934 é que me dá a prestação que estou a pagar, das duas uma ou o meu banco engana-me ou o simulador não está correcto. Gostava de saber a realidade para poder reclamar no banco, obrigado.

  7. Hugo Abril 2, 2012 at 14:57 #

    Boa tarde,

    Tenho uma questão, que gostaria que me pudessem ajudar, caso fosse possível.
    Questionei o meu Banco (CGD) sobre as possibilidades de amortização do meu crédito. Estes informaram-me que só é possível amortizar e baixar a prestação pois para diminuir o prazo não é possível. Podem-me confirmar se é mesmo assim? Obrigado desde já.

  8. Hugo Agosto 1, 2012 at 9:38 #

    Bom Dia,

    Se alguem me conseguisse ajudar agradecia 🙂

    Obrigado.

  9. Ricardo Silva Outubro 4, 2012 at 21:40 #

    Boa noite,tenho uma duvida:
    Gostaria de contrair um emprestimo habitaçao no valor de 30.000 eur,mas o meu objectivo é ir amortizando o emprestimo,sei que a taxa variavel é a mais vantajosa para as amortizaçoes,mas a minha duvida é em relaçao ao prazo, pedir a 20 anos ou pedir a 40 anos?sabendo que pedindo a 40 anos a prestaçao mensal sera menor logo conseguirei poupar mais dinheiro e amortizar uma maior quantia ou pedindo a 20 e como terei que pagar menos juros será mais compensatorio?? gostaria de amortizar o credito em 6 anos,o que me aconselha???pedir a 20 ou pedir a 40??? terei que ter atençao no momento do pedido de credito em algum factor importante,tirando a parte em que tenho que escoher a taxa variavel??agradeço a sua resposta

  10. HB Abril 29, 2013 at 22:23 #

    Boa noite.
    Tenho um contrato de Locação Financeira de bens móveis, via cetelem com uma instituição de crédito.
    O contrato tem cerca de 3 meses e decidi pedir ajuda na linha de apoio sobre o como fazer um reembolso antecipado parcial, valor em prestações vincendas. Informaram-me que seria possível, mas que iria obrigar a uma alteração contratual e que teria um valor médio de 125€. Já tinha corrido todo o contrato, pois a minha ideia seria fazer amortizações antecipadas parciais, e continuo sem verificar nenhuma indicação sobre este tipo de alterações contratuais referentes a reembolsos antecipados (prazo).
    Pergunto se é prática este tipo pagamento e se serei mesmo obrigado a fazer o pagamento do valor referido. Tem conhecimento de casos semelhantes?
    Muito Obrigado.
    Continuação de bom trabalho.

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa