Atalhos

Criar ficheiros PDF


Ícone PDF Adobe

Todos nós já abrimos, numa ou noutra ocasião, um ficheiro PDF. Um ficheiro PDF tem como principais vantagens o facto de não ser [facilmente] modificável e de termos a certeza que o conteúdo que o destinatário vai receber/imprimir está exactamente da forma como desejamos.

Infelizmente o processo de criação de ficheiros PDF não é, aparentemente, simples. Hoje apresentamos duas formas muito simples de os criar: uma para quem dispõe do Microsoft Office 2007 e outra para quem utiliza um Office anterior.*

Office 2007

Por motivos legais/concorrencias/que não interessam para o caso, a Microsoft não incluiu o suporte para gravar ficheiros PDF no Office 2007. Felizmente a mesma Microsoft disponibilizou um add-in que permite criar ficheiros PDF a partir do Word, Excel e restantes programas.

Basta fazer o download, instalar e a partir desse momento já pode fazer Save As PDF a partir de [quase] todos os programas do Office 2007.

Office 2003 e anteriores

Para os utilizadores do Office 2003 e anteriores, existe uma ferramenta chamada PDFCreator (gratuita e livre), que permite criar ficheiros PDF a partir de qualquer aplicação.

Basta instalar e quando quiser criar um ficheiro PDF a partir de algum programa, faça como se fosse imprimir o ficheiro e escolha uma impressora que o PDFCreator criou para o efeito. Depois é só “mandar” imprimir e escolher o nome do ficheiro.

Outras opções

Certamente que existirão outras ferramentas com o mesmo objectivo e qualquer pesquisa no Google por “create pdf” irá dar imensos resultados. No entanto, as opções aqui apresentadas são bastante robustas e fiáveis e, a não ser que tenha uma necessidade muito específica, certamente serão adequadas ao seu caso.

*Já agora, o OpenOffice, que é uma suite Office open-source, integra funcionalidades de gravação de ficheiros PDF.

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

,

12 comentários a Criar ficheiros PDF

  1. Mário Cruz Maio 27, 2010 at 9:24 #

    Caro Helder tem que o alojar num servidor tipo scribd. Registe-se no scribd e edite os ficheiros que quer. Ficam disponibilizados on-line.

  2. Naheed Agosto 24, 2010 at 14:52 #

    tenho uma planta feita em auto cad, converti-a em pdf mas nao consigo fazer o zoom a minha escolha e imprimi-la..

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa