Como é do conhecimento geral, efectuar pagamentos com cartão de crédito é extremamente prático, em particular na Internet, mas a sua facilidade de utilização comporta alguns riscos, desde logo porque basta conhecer os dados do cartão para poder efectuar transacções fraudulentas. Para o ajudar a proteger-se deixamos algumas dicas de segurança que lhe podem ser muito úteis.
- Utilizar sempre que possível o MBNet. O serviço MBNet permite-lhe de forma gratuita gerar cartões de crédito virtuais, com um valor pré-definido, que podem ser usados só uma vez ou durante o período que definir.
- De forma alternativa ou complementar ao MBNet, pode obter no seu banco um cartão de crédito recarregável. Este tipo de cartões não tem plafond associado e só pode ser movimentado pelo valor que for “depositado” previamente.
- Quando efectuar pagamentos presencialmente, verifique sempre se o montante apresentado é o correcto. No terminal de pagamento tem de conseguir ver o valor antes de introduzir qualquer código; se não for o caso, peça ao funcionário que repita a operação.
- Nunca perca o seu cartão de crédito de vista, para evitar a clonagem do mesmo.
- Evite fornecer os dados do seu cartão através de e-mail ou telefone, uma vez que se tratam de meios inseguros onde os seus dados podem ficar ao dispor de terceiros mal-intencionados.
- Verifique periodicamente o extracto do cartão de crédito, para ver se não foram efectuadas transacções fraudulentas.
- Se deixar de utilizar algum cartão de crédito, destrua-o de tal forma que não seja possível recuperar os dados, banda magnética ou chip.
Última actualização: 27/07/2014
Partilhe:
Boa tarde,
Relativamente ao ponto 7 penso que caso se deixe de usar um cartão de crédito o mais sensato é entregar o mesmo à entidade emissora e solicitar o seu cancelamento. Caso seja o próprio a destruí-lo poderá incorrer em despesas futuras como por exemplo, anuidades ou colocação em vigilância.
Cumprimentos
Manuel, obrigado pela sugestão. Nesse caso, que é sensato, deve ser garantido que é entregue ao cliente uma declaração de cancelamento do cartão.