Atalhos

Dedução do IVA na simulação IRS 2013


Muitos dos visitantes do nosso site têm-se confrontado com o facto da simulação do IRS 2013 na aplicação Modelo3 da Autoridade Tributária não incluir a dedução em IRS de 15% do IVA suportado nas despesas de aquisição de serviços de reparação de automóveis, reparação de motociclos, restauração e alojamento, e cabeleireiros.

Na realidade, e apesar de entendermos que o ideal seria apresentar esses valores na simulação, tal dedução será efectuada automaticamente na nota de liquidação (o “papel” que lhe é enviado com as contas definitivas do IRS), não sendo necessária qualquer introdução no Modelo 3 de IRS, conforme já tínhamos mencionado no artigo IRS 2013 – 1ª fase: recomendações, questões e recursos, informação que pode ser confirmada na comunicação oficial da Autoridade Tributária.

Resumindo, se durante 2013 tiver dado o seu NIF na aquisição dos serviços anteriormente referido, o seu IRS deverá ser ligeiramente inferior (se tiver a pagar, paga menos; se tiver a receber, recebe mais) ao que a simulação oficial lhe apresenta.

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

, , , , ,

Um comentário a Dedução do IVA na simulação IRS 2013

  1. Luis Abril 22, 2014 at 6:45 #

    Bom dia, apenas para informar os subscritores deste espaço que já recebi a informação da liquidação do reembolso do meu IRS de 2013 consultando ao portal das finanças. Espero agora pelo crédito em conta.
    Assim sendo, e no meu caso particular, o tempo de reembolso foi semelhante ao do ano anterior.
    Cumprimentos.
    Luís.

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa