Atalhos

Depósitos “crescentes”



Nos últimos tempos têm aparecido depósitos (ou aforros) crescentes, no sentido em que a taxa é pequena no início e vai subindo ao longo do tempo. É o caso do Depósito Especial Target 6% do BEST ou o Aforro Crescente, do Millennium BCP.

O tipo de aplicações a que me refiro tem várias nuances mas na prática são depósitos a prazo com complicómetro. Para decidir se deverá investir nos mesmos (comparando-os com esta oferta, por exemplo), deverá ter em conta essencialmente dois factores:

  1. Taxa Anual Nominal Bruta Média (TANB)
  2. Possíveis penalizações por movimentação nas datas de renovação mensais

Quanto à TANB média, esse é o factor mais importante, pois permite-lhe comparar a atractividade (rentabilidade) destes produtos com os depósitos a prazo convencionais.

Uma das [possíveis] vantagens destes depósitos é permitir que se movimente a conta nas datas de renovação, sem penalizações. Contudo, esta situação nem sempre é uma realidade, deve pois confirmar se existe ou não essa possibilidade.

Analisar para investir

Como o leitor já deverá ter concluído, estes produtos nem sempre são positivos para o investidor. Como sempre, o essencial é:

  • Entender claramente o produto em que vamos investir
  • Efectuar simulações de rentabilidade (e confirmá-las com o banco, já agora)
  • Comparar com produtos de risco semelhante (outros depósitos a prazo)

E já agora, não se iluda com as elevadas taxas apresentadas. O aforro crescente do Millennium fala de 10% de rentabilidade no último mês, mas a realidade é que a TANB média é 4,77% – e é aí que se deve focar.

Boas escolhas!

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

,

3 comentários a Depósitos “crescentes”

  1. Dinis Setembro 13, 2008 at 3:04 #

    o engraçado é que se houvessem Depósitos “decrescentes” (com as mesmas rentabilidades mas invertidas) muita gente optaria (erradamente) pelos “crescentes” 🙂

  2. Pedro Pais Setembro 13, 2008 at 14:05 #

    Quem sabe Dinis… Por isso é que um pouco de cultura financeira só faz é bem.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dinheiro Internet - Blog de Dinheiro » Depósitos “crescentes” - Novembro 21, 2007

    […] Quotidien finance d’entreprise, dématérialisation, cash credit manag… wrote an interesting post today!.Here’s a quick excerpt Nos últimos tempos têm aparecido depósitos (ou aforros) crescentes, no sentido em que a taxa é pequena no início e vai subindo ao longo do tempo. É o caso do Depósito Especial Target 6% do BEST ou o Aforro Crescente, do Millennium BCP. O tipo de aplicações a que me refiro tem várias nuances mas na prática são depósitos a prazo com complicómetro. Para decidir se deverá investir nos mesmos (comparando-os com esta oferta, por exemplo), deverá ter em conta essencialmente dois factores: Taxa Anual […]

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa