Atalhos

Escolher um depósito a prazo



Escolher um depósito a prazo é simples, basta ver uma lista dos melhores e optar pelo que simultaneamente oferece maior remuneração e cumpre os nossos requisitos. Mas o que queremos dizer, especificamente, com remuneração e com requisitos?

A nível da remuneração, estamos essencialmente a falar da Taxa Anual Nominal Bruta (TANB), o juro bruto (antes de impostos) que um depósito vai render; quanto maior melhor. Pode calcular o juro bruto e líquido de impostos de um depósito utilizando o nosso simulador de depósitos a prazo.

Abatendo à remuneração estão os custos associados à contratação do depósito a prazo. Embora seja muito raro existirem custos directos associados aos depósitos a prazo, podem existir custos relacionados de duas naturezas: i) despesas de manutenção da conta à ordem associada, que podem assumir valores significativos, embora possa estar isento em muitos casos, dependendo do banco; e ii) despesas com a transferência do dinheiro investido e juros gerados, caso esteja a pensar transferir o dinheiro para outro banco no término do depósito, sendo que este tipo de despesas será geralmente de baixo valor.

Quando falamos de requisitos, estamos a referir-nos às características que procura num depósito, sabendo de antemão de que quanto menor for a flexibilidade menor será a abrangência de depósitos a considerar e, tipicamente, menor a remuneração possível de obter. Uma forma de perceber quais são os seus requisitos é através de uma breve introspecção:

  • Qual é o montante que tenho disponível? (restringe depósitos cujo montante mínimo seja superior)
  • Durante quanto tempo posso ter o dinheiro no depósito? (restringe depósitos com prazo mínimo superior)
  • Existe uma probabilidade significativa de precisar do dinheiro antes do final do prazo? (mobilização antecipada)
  • Tenho algum prazo mínimo para manter o dinheiro no depósito? (muitos depósitos, especialmente os promocionais, garantem uma remuneração atractiva apenas em prazos curtos)
  • Quero receber os juros periodicamente ou só no fim? (período de pagamento de juros)
  • Estou disponível para abrir conta num banco novo? (muitos bancos têm depósitos promocionais para novos clientes)
  • Importo-me de abrir conta num banco que funciona principalmente online? (frequentemente bancos online têm remunerações mais atractivas de depósitos)

Obviamente que a procura pela maior remuneração possível é natural, mas é fundamental ter em conta os requisitos da nossa situação. Basta pensar que se optar por um prazo superior ao adequado e acabar por necessitar de mobilizar antecipadamente o depósito, perderá (ou pelo menos reduzirá muito significativamente) qualquer juro decorrido, desperdiçando a oportunidade de rentabilizar o seu dinheiro num depósito mais apropriado, ainda que a uma TANB um pouco mais baixa.

Aproveitamos para relembrar que antes de subscrever qualquer depósito a prazo deve consultar com cuidado as suas características, através da respectiva Ficha de Informação Normalizada (FIN), de disponibilização obrigatória pelas instituições bancárias.

Pode também aceder ao Fórum de Finanças Pessoais para participar no debate sobre depósitos e outros produtos financeiros.

Por último, sugerimos a consulta da página sobre depósitos a prazo no Portal do Cliente Bancário, com imensa informação pertinente disponibilizada pelo Banco de Portugal.

 

Partilhe:

2 comentários a Escolher um depósito a prazo

  1. Carlos Morais Junho 4, 2015 at 12:51 #

    Gostaria de saber qual o melhor produto financeiro para as poupanças das minhas filhas, pois a informação que encontrei disponível, nem sempre foi “inteligível”.
    Sinceros cumprimentos,
    Carlos Morais

    • Ana Cristina Silva Janeiro 11, 2016 at 9:59 #

      Bom dia

      Qual a sugestão para aplicação das poupanças das crianças (6 e 9 anos)?

      Obrigada
      AS

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa