Atalhos

Dinheiro em 2011



Todos sabem que o ano de 2011 não se perspectiva particularmente fácil em termos financeiros. Mais do que nos queixarmos de tudo importa preocuparmo-nos com aquilo que podemos controlar. É certo que, individualmente, pouco podemos fazer para controlar os mercados, impostos e afins, mas certamente que podemos fazer muito pelo nosso dinheiro.

A fórmula já é nossa conhecida: poupar e, se possível, ganhar mais.

Poupar

É verdade que com a entrada do novo ano teremos preços mais elevados em vários bens/serviços, quer pela via dos aumentos normais quer pelo aumento do IVA. Contudo, a verdade é muitas empresas vão ser obrigadas a adaptar-se e é certo que em vários sectores um consumidor atento conseguirá obter poupança significativas optando pelas empresas mais competitivas.

As compras e serviços com descontos, são uma tendência recente que, se utilizadas devidamente, também lhe podem poupar bastante dinheiro.

Averigúe bem se estará a aproveitar tudo o que compra. É quase certo que pode poupar muito dinheiro deixando de comprar coisas que de facto nunca usa/usufrui.

Ganhar mais

Pode parecer contra-senso falar de ganhar mais num ano que se espera rigoroso. Talvez não seja fácil ganhar mais na sua ocupação actual, mas pode aproveitar algum do seu tempo livre para rentabilizar os seus conhecimentos.

A ideia é identificar as áreas em que pode trazer alguma mais valia e começar a vender os seus produtos ou serviços. Se percebe de matemática talvez possa dar explicações; se é um craque dos computadores certamente que encontrará muitos que precisam da sua ajuda; se tem jeito para a bijuteria porque não rentabilizar?

Hoje em dia é mais fácil do que nunca ver os seus produtos/serviços expostos a custos reduzidos, quer seja através das redes sociais, de um blog ou do passa-palavra. Inclusivamente, fique a saber que em breve vai passar a ser possível criar uma empresa com um capital social simbólico, caso tenha essa necessidade.

Acima de tudo, o que importa é fazer algo que lhe dê gosto e que seja rentável. Se precisar de ideias ou ajuda para começar por favor contacte-me.

2011: mais do que dinheiro

Para 2011 desejo-lhe um ano cheio de saúde e felicidade, na companhia daqueles que lhe são mais importantes, porque a vida é mais do que dinheiro.

Última actualização: 01/04/2011

Partilhe:

12 comentários a Dinheiro em 2011

  1. sandra Janeiro 1, 2011 at 19:08 #

    Boa Noite! Li este último post com atenção e achei pertinente começarmos todos a adoptar algumas das medidas. Em relação a poupar, desde que comecei a trabalhar que coloco em prática e tento controlar os gastos e as minhas poupanças ao milimetro. Todo com o objectivo de alcançar cada mais independência financeira … O meu problema é na hora de investir … o que fazer ? Adorava encontrar uma actividade extra que me desse prazer e que me fizesse acordar rodos os dias com vontade de ir trabalhar. No entanto, confesso que me faltam ideias para começar uma actividade extra e rentável … desde já agradeço a ajuda que disponibilizou no artigo. Pessoalmente gosto do mercado imobiliario e de turismo … no entanto penso que ainda me falta algum (muito) capital para investir.
    No entanto, estou receptiva a outras prespectivas …

    Um bom ano e bem haja pelo seu blog.
    Cumprimentos

  2. Kalucha Janeiro 2, 2011 at 17:53 #

    Boa tarde um post bastante interessante bem como a ultima parte, mas falta esclarecer um pequeno assunto, na parte da constituição das empresas de capital simbólico como o Pedro fala, e que o capital é simbólico mas tem muita coisa enerente as empresas que tenmos que ter e que não são nada simbolicas quando chega a altura de pagar ao final do mês.

    Cumprimentos e bom ano para todos

  3. Pedro Pais Janeiro 2, 2011 at 19:50 #

    @sandra,

    E nessas áreas de interesse reconhece que tem algumas competências especiais? Ou melhor dizendo, o que pensa saber / saber fazer que as pessoas valorizem?

    @kalucha,

    Sem dúvida, mas a questão do capital social já era um entrave ao início.

  4. tiago Janeiro 3, 2011 at 17:13 #

    caro pedro,

    O meu comentario insere-se no ambito do feito pela sandra. Sou estudante universitario na area de engenharia e gestão e gostaria de tentar comecar algo que desse algum rendimento, mas do mesmo modo faltam ideias que sejam algo de inovador que faça a diferença.
    Espero que me possa ajudar
    obrigado desde ja e parabens pelo site

  5. João Janeiro 4, 2011 at 14:11 #

    Caro Pedro,
    Imagine que quero iniciar um blog com venda de bijuteria, tenho que declarar ás finanças?
    Obrigado

  6. Pedro Pais Janeiro 5, 2011 at 2:39 #

    @Tiago,

    Em que área de gestão te estás a formar?

    @João,

    Sim, à partida todos os rendimentos têm de ser declarados.

  7. tiago Janeiro 5, 2011 at 9:54 #

    Pedro

    Eng.Industrial e Gestão

  8. tiago Janeiro 5, 2011 at 15:36 #

    Pedro,

    Tem alguma sugestão que me posso ajudar?
    obrigado

  9. Pedro Pais Janeiro 5, 2011 at 17:40 #

    @Tiago,

    Confesso que não conheço com detalhe a especificidade do teu curso, mas certamente que terás obtido competências relevantes. No limite (e como não me ocorre mais nada de momento) podes pensar em dar explicações de alguma matéria que domines, matemática por exemplo.

  10. Marisa Salgado Janeiro 18, 2011 at 15:49 #

    Tenho lido alguns posts do seu blog que me parecem bastante interessantes.
    Procuro escritores de artigos sobre finanças para o site http://www.opusculo.com (Categoria: Finanças)
    Receberá aproximadamente 4€ por cada 600 palavras.
    Se estiver interessado aceda ao site e registe-se.

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa