Atalhos

Euribor a descer, prestação a subir?



Nas últimas semanas têm surgido alguns casos de pessoas que na revisão da taxa do seu crédito viram a prestação subir, isto apesar da clara descida da Euribor. É uma situação estranha, contudo facilmente explicável.

Imagine que a sua taxa foi revista em Novembro e que se aplica a partir da prestação de Dezembro. O que vai acontecer é que a taxa a aplicar não será nem a de Novembro nem a de Dezembro, mas sim a de Outubro. Isto porque a taxa foi revista em Novembro, tendo em conta a média da Euribor no mês anterior (Outubro) e é apenas em Dezembro que irá pagar a prestação da dívida respeitante a Novembro.

Espero que esta explicação clarifique um pouco as coisas, caso contrário sugiro a leitura do artigo Revisão da taxa de juro (Euribor), mais completo. Se ainda assim continuar com dúvidas, sinta-se à vontade para utilizar o fórum.

Última actualização: 24/11/2014

Partilhe:

, , ,

60 comentários a Euribor a descer, prestação a subir?

  1. Carla Março 17, 2009 at 11:53 #

    Olá a todos,
    Olá Gabriela!!
    O meu banco é precisamente o Barclays. Atenção! Ao principio é tudo facilidades, mas se os cenários mudam, tudo pode piorar. O que é bom hoje pode ser péssimo daqui a um ano. A história da taxa fixa demonstra isso mesmo. Foi uma situção pontual que rapidamente se virou contra o cliente e a favor do banco. Para já, não penso mudar, pois interessa-me amortizar a minha divida. A história de que o Banco cobre os 2% também é falaciosa, pois o certo é que será sempre o cliente a pagar diluido nas prestações. Continuo a aguardar uma resposta e acredito que, mais tarde ou mais cedo, seja encontrada uma solução para os muitos cliente que, como eu, contrataram taxas fixas. O BCP propõe o pagamento dos 2%. É tudo uma questão de contas. Será que compensa? Secalhar sim . Quanto dinheiro poupa todos os meses? E de qualquer forma, está a amortizar a sua divida. Se essa proposta me fosse feita, pensaria 2 vezes.

    Aguardo os vossos comentários
    Obrigado!!

    Carla

  2. Ana Gonçalves Março 24, 2009 at 14:11 #

    Boa tarde, a todos os “amigos” deste blog…
    se bem se lembram, as últimas palavras do meu comentário de 20/02/2009 era: “…Na próxima prestação (Março), é que vou ver reflectida a descida de juros. …espero bem!”
    Pois é, cá está ela… a tão esperada e nova prestação da casa, que me vai acompanhar pelos próximos 6 meses: menos 60,00€ por mês. É verdade que não é tanto assim, mas, comprei a minha casa há 12 anos, quando os preços eram bem + baixos, logo, o valor em dívida é bem + agradável comparando com quem adquiriu de há uns 5 anos a esta parte. Mas mesmo assim, podem crer, vai fazer toda a diferença…
    Por várias vezes ponderei mudar de Banco, mas, ao ler as vossas experiencias, acho que vou continuar com a CGD.
    Cumprimentos
    Ana Gonçalves

  3. magu Maio 15, 2009 at 11:47 #

    todos os dias espero ansiosamente um carta da cgd a me informar de que a minha prestação vai baixar. muitos amigos meus já tiveram essa sorte. houve um que paga mais ou menos o mesmo valor do que eu que viu a sua prestação baixar 100 euros. ele disse que a prestação baixa no mês em que a casa foi adquirida, ou seja eu comprei a casa em outubro de 1996. será que só em outubro deste ano é que vou saber alguma coisa?

  4. ricardo Maio 15, 2009 at 12:55 #

    Bom dia!Só queria deixar um alerta aos clientes do millennium que tenham crédito habitação que o banco está a rever todos os contratos afim de aumentar os spreads que tanto nos custaram a negociar. No meu caso, tinha 0,5 e agora vou vê-lo aumentar para 0,6 e já com ameaça de chegar aos 0,8( porque o máximo que eles podem aumentar é 0,3), e tudo isto porque, segundo me disseram no balcão, até à data nenhum contrato era revisto e agora o banco quer saber quem é que reúne as condições contratuais (que nunca tive!) para manter esses spread. Caso não se verifique as prestações vão aumentar de forma gradual(para não ser tão evidente). E isto sem qualquer aviso aos clientes, por isso, tenham atenção a isto.

  5. Pedro Pais Maio 17, 2009 at 21:57 #

    @Magu,

    É indexado a Euribor 3 ou 6 meses?

  6. ana lucia Fevereiro 9, 2010 at 11:44 #

    bom diaaa…
    hoje ao abrir a carta do extrato bancario do meu banco( santander totta).
    deparei com a “agradvel” surpresade um valor: credito habitação , taxa juro aplicada : 3.21600%.
    o que e isto?

  7. Bruno Afonso Fevereiro 10, 2010 at 2:01 #

    @Ana Lucia

    Devemos estar a falar da TANB, ou seja é a taxa nominal acrescida do Spread.

  8. Bruno Afonso Fevereiro 10, 2010 at 2:02 #

    Taxa nominal = indexante

  9. Mida Agosto 11, 2015 at 21:17 #

    O meu banco é o BPI e recebi hoje carta a informar que a prestação vai subir 30€. Tenho euribor a 6 meses e spread de 0,4 e nunca tive uma descida significativa da prestação. Pensei que agora fesceria devido aos juros estarem tão baixos mas não, aumenta e bastante. Não percebo!

    • Pedro Pais Agosto 15, 2015 at 12:46 #

      É de facto estranho. Não estará a incumprimento alguma das condições do contrato de crédito, o que provocaria o agravamento do spread?

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa