Desde que registamos as médias mensais da Euribor – e já lá vão uns bons aninhos – que a média da Euribor 6M nunca esteve tão baixa e a média da Euribor 3M só esteve tão baixa em Novembro e Dezembro de 2012.
A tendência de queda da Euribor manteve-se durante o final de Agosto, pelo que é de prever que em Setembro as médias estejam historicamente baixas.
Em termos práticos estes valores da Euribor representam boas notícias para quem tem créditos, menos boas para quem procura depósitos a prazo e, esperançosamente, boas para os investidores europeus.
Para quem tem créditos à taxa variável, com a baixa do indexante (Euribor) o valor da prestação tem tendência a cair, uma vez que o montante dos juros diminui. Pode ver o impacto desta baixa da Euribor através da Calculadora prestação após alteração da Euribor e do Mapa de controlo de créditos.
Por outro lado, quem procura depósitos a prazo deverá deparar-se, em termos gerais, com taxas mais baixas, uma vez que a oferta dos bancos está, de forma significativa, relacionada com a evolução da Euribor. De qualquer forma, pode consultar os melhores depósitos a prazo, que actualizaremos em breve com os dados de Setembro.
Por último, para os investidores em acções e obrigações europeias a queda da Euribor é normalmente uma boa notícia (ignorando outros efeitos independentes que possam ocorrer), uma vez que, e de forma simplificada: i) o acesso a crédito mais barato potencia os lucros das empresas e, consequentemente, a sua valorização; ii) a diminuição da atractividade de produtos como depósitos a prazo provoca uma maior procura por outros instrumentos como acções e obrigações, pelo que o seu preço tem tendência a valorizar.
Última actualização: 31/08/2014
Partilhe:
Infelizmente, é mau para todos, uma vez que indica uma economia que não vai crescer na próxima década.