Atalhos

Natal, época de poupança



Natal, dinheiro a voar

O Natal chega cedo e é visto como uma época de grandes despesas e obrigações. No entanto o Natal é uma época de poupança, alegria e paz. É fácil sermos tentados pela publicidade, pelas promoções, pelas “baixas” taxas de juro, mas devemos resistir. Pode (e deve) oferecer prendas, simplesmente há que ser racional sem deixar de ser emotivo.

A racionalidade é aproveitar parte dos rendimentos acrescidos (subsídio), para constituir (ou reforçar) uma poupança com futuro. Mas para tal é necessário que esse rendimento acrescido não seja totalmente esbanjado. A emotividade é conseguirmos trazer um Natal especial para aqueles de que tanto gostamos.

Muitas das prendas são inevitáveis, mas frequentemente podemos comprar algo simbólico e juntar-lhe um mimo personalizado. Algumas sugestões:

  • Fazer um jantar especial para a sua cara-metade, com pratos totalmente inovadores e confeccionados por si;
  • Oferecer aos seus Pais um postal feito por si, com uma dedicatória sentida;
  • Acampar com os seus filhos;
  • Se tiver jeito para as artes manuais, oferecer o produto do seu hobby aos seus amigos;
  • Dar o seu bolo favorito a alguém que lhe é especial;
  • … tudo aquilo que se lembrar!

Relógios, jogos de computador, Ipods e afins são muito giros e todos queremos. Mas os bens com maior valor são aqueles que não estão à venda, que nos vêm do coração.

Aproveite o Natal para ser especial e não se renda ao consumismo.

Última actualização: 22/11/2007

Partilhe:

Um comentário a Natal, época de poupança

  1. Tozé Constantino Julho 5, 2008 at 19:29 #

    Fiquei muito contente por encontrar este blog dedicado á poupança. Deixo aqui mais uns sites que permitem isto: o http://www.deboleia.com e o dado.tricla.com. O primeiro para partilhar o carro e o segundo para dar ou trocar coisas que já não necessitamos. Se mesmo assim, for precisa uma ajuda extra, pode ser que este site também dê jeito: http://www.contraposta.com.
    Abraços.

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa