Todos aqueles que de manhã e ao final da tarde têm de passar pela 2ª Circular (Lisboa), sabem do que falo.
São aquelas situações em que apanhamos 2, 3, 4 quilómetros de fila para, de um momento para o outro, o trânsito começar a fluir, aparentemente sem qualquer explicação.
A verdade é que há explicação.
A 2ª Circular, em particular, é uma estrada com imenso movimento, diria mesmo que nas horas de ponta se aproxima/ultrapassa do seu caudal máximo. Ora, nestas condições, qualquer pequena desaceleração é repercutida por uma onda imensa de viaturas, provocando as tão infames enormes filas de trânsito.
E porque é que as pessoas desaceleram? Por variados motivos:
- Porque houve um acidente numa estrada ao lado
- Porque há uma pessoa a andar ao pé da estrada
- Porque estão a jardinar um canteiro
- Porque sim
- Porque não
Convido o leitor a tentar descobrir o motivo da sua fila de trânsito, um exercício especialmente curioso quando se apanham filas enormes em horas não consideradas de ponta.
Última actualização: 13/03/2007
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Neste site http://vwisb7.vkw.tu-dresden.de/~treiber/MicroApplet/ pode fazer várias simulações de trâfego… Permite alterar variáveis que depois se repercute no trânsito…
Paulo, o site que indicaste é simplesmente espectacular.
Vou tomar a liberdade de fazer um post a indicá-lo.
Costumo realizar uma experiencia impirica que tem tido alguns resultados engraçados (dependendo da atitude dos outros condutores imediatamente atrás ou ao meu lado.
É simples, deixo ficar um espaço razoavel do carro da frente (duas a três vezes o normal) e avanço devagar, de modo a que quando o carro da frente está a arrancar (numa situação de “para – arranca”) eu ainda não parei totalmente o meu carro, evitando assim também eu parar e arrancar. Ao fim de alguns minutos costuma haver já uma grande distancia entre o meu carro e o imediatamente atrás e o transito parece fluir melhor. Já experimentaste?
JP, propositadamente não experimentei, mas parece-me uma experiência curiosa (e segura). Vou testá-la na 2ª circular!
Provavelmente essa é uma prova prática de que manter uma certa distância não só aumenta a segurança como pode mesmo aumentar o fluxo rodoviário. Será?
Aparentemente faz sentido, uma vez que se os carros não tiverem sempre de estar a parar e arrancar o trânsito prevê-se mais fluído.
Boa observação! 🙂
Concordo com essa estrategia. Ao deixar uma distancia entre o carro da frente estamos a deixar um espaco natural que pode (e deve) ser ocupado por condutores mais experientes.
Condutores esses que podem assim chegar mais rapido aos seus destinos enquanto os maus e lentos condutores ficam para tras.
John, a ideia não é certamente essa 🙂
A ideia não é favorecer os condutores mais rápidos nem os mais lentos, apenas criar mecanismos artificiais que tornem o trânsito mais fluido.
O objectivo máximo é ganhar uns minutos para todos, não ganhar para uns e perder para outros.