Por agora já todos devem ter reparado que gosto muito de abordar o tema das operadoras low-cost: Vodafone Directo, Uzo e Rede4. Portanto, é normal que regularmente faça umas pesquisas sobre o tema, a ver se encontro alguma coisa de interessante.
E realmente encontrei, não do ponto de vista das comunicações móveis mas na perspectiva da publicidade e concorrência.
Ao efectuar uma certa pesquisa no Google, deparei com esta publicidade:
Ok… e então?
Bom, primeiro a pesquisa foi efectuada por “Vodafone Directo”, e apareceu publicidade à Rede4. De relembrar que o Google já teve alguns problemas por “vender” keywords a concorrentes das marcas que as detêm.
Segundo, a publicidade em si “Porquê Vodafone Directo“, que do ponto de vista da ética publicitária é capaz de ser um slogan duvidoso.
O exemplo que apresentei é curioso do ponto de vista da regulação. Por um lado a Internet é um meio fortemente desregulado, onde as empresas podem agir de forma praticamente livre, dando azo a situações do género. Por outro, a opinião dos consumidores é veiculada de forma muito rápida, através de, por exemplo, blogs, o que pode facilmente exaltar ou comprometer uma marca.
As empresas devem entender, quanto antes, que a Internet é um canal especial de promoção, onde a regulação formal não é tão presente e onde as potencialidades são imensas, mas que a sua actuação deve ser bem planeada e executada de forma a não originar fenómenos virais negativos.
Última actualização: 17/01/2011
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Aproveitando o tema da publicidade efectuada pelas operadoras low-cost… Já viram os novos anúncios da UZO e da Rede4? Estão todos muito bons, embora os estilos sejam rigorosamente diferentes. A UZO mantem-se fiel à comunicação directa e de baixo custo. Quanto à Rede4… grande produção… para quem nos primeiros anúncios dizia que “… a Rede4 aboliu embalagens, lojas, patrocínios e publicidades caras, para lhe garantir sempre a tarifa mais baixa para todas as redes…”. Será que vão conseguir manter a tarifa assim baixa? É que pagar à Benedita Pereira não deve ser propriamente barato…
Primeiro que tudo parabens pelo Blog… Está muito Bom!!!
Relativamente à questão que aqui se coloca, acho realmente que pagar à menina benedita nao deve ter sido nada barato.
Mas digo-vos que gosto muito mais da publicidade da UZO dos 10% do que a da rede 4.
Até porque a UZO está a dar + 10% de saldo em todos os carregamentos e a rede 4 a unica coisa que está a dar é a cara da benedita…
Abraços
@Joana, por acaso ainda não vi, não tenho parado muito em casa, infelizmente. Mas segundo o que conta realmente parece que a Uzo está a fazer aquilo que lhe compete: fazer negócio de forma a proporcionar os preços mais baratos possíveis. E sim, não vai ser a pagar à Benedita Pereira que a Rede 4 vai poupar dinheiro.
@Dionisio, Obrigado pelo elogio, fico muito grato.
Pois, a rede4 tem mais esse argumento de peso, 10% de crédito adicional nos carregamentos feitos nos primeiros 6 meses após a activação. Parece-me mais um bom chamariz.
Obrigado pelos vossos comentários e espero poder continuar a contar com a vossa presença.
Cara Joana,
A UZO mantém-se fiel à comunicação????
Então para quê patrocinar a LIGA de basquetebol, colocar o metro do Porto forrado com publicidade, pagar SMARTS com publicidade, estar sempre em televisão com publicidades diferentes,….
Será que todos estes anúncios são baratos????Tenho a certeza que não….
Relembro que a Rede4 já não tinha publicidade há muito tempo (se bem me recordo desde Junho de 2006), ou seja, 1 ano sem publicidade em t.v. !!
Não inventem filmes onde eles não existem, ok Joana?
Carlos,
Não contrario nada do que disse, mas temos de assumir que apesar da publicidade do Uzo ser eventualmente mais intensiva, é de carácter mais “popular”, no sentido em que não evidencia figuras públicas ou produções luxuosas.
A Uzo, na sua publicidade consegue transmitir uma ideia de “barato, simples e fácil”.
Mas pode ser que a publicidade da Rede4 venha a dar frutos. Por mim, quanto mais aguerrido for o mercado, melhor.