Atalhos

Reutilizar: Freecycle

Reduzir, Reutilizar e Reciclar têm sido palavras de ordem dos últimos anos. Existem fortes (e justificadas) preocupações ambientais para promovermos a política dos 3R, sendo que as motivações de poupança são também altamente importantes.

Hoje vamos focar-nos no 2º R: Reutilizar, no sentido de que um bem que já não me é útil pode bem ser utilizado (reutilizado, portanto) por uma outra pessoa, que lhe dará o seu valor adequado. E se virmos esta questão com olhos de “poupança”, é fácil de entender que podemos poupar muito dinheiro e dar a poupar – basta desfazer-mo-nos do que não nos interessa e encontrar quem se esteja a desfazer de algo que precisamos.

Freecycle logo

O processo de trocas que menciono é mais fácil na teoria do que na prática, mas é aqui que entra o Freecycle, um movimento comunitário, sem quaisquer fins lucrativos, que promove a troca gratuita de bens entre os seus membros.

Em termos simples, há pessoas que procuram coisas, outras que oferecem e a troca dá-se, sem interesses comerciais e tendo sempre em vista a reutilização e a poupança.

Em Portugal existem 4 grupos (Braga, Coimbra, Lisboa e Porto), e a adesão é fantástica. Eu próprio sou membro do grupo de Lisboa e é incrível a quantidade de ofertas – vejam um pequeno exemplo abaixo.
Freecycle Lisboa

A inscrição e tudo o resto é gratuito, que tal experimentar?

Última actualização: 04/12/2010

Partilhe:

4 comentários a Reutilizar: Freecycle

  1. Liliana Outubro 15, 2007 at 9:09 #

    Olá!Obrigado pelo post.
    Não posso deixar de dizer que este conceito é extraordinariamente interessante, uma vez o que lixo para uma pessoa é sem dúvida uma oportunidade para outra. Adicionalmente este site promove atitutes sustentaveis, onde se combina a satisfação de uma necessidade, com a preservação do ambiente. De facto ainda considero exisitr mais uma vantagem que reside no estimulo á inovação, atraves da procura de novas utilizações para os mesmos bens.
    Beijinhos para o melhor blog que ja vi 🙂

  2. Pedro Pais Outubro 16, 2007 at 18:30 #

    Muito obrigado pelo elogio, vindo de ti tem um valor muito importante.

    Concordo com tudo o que dizes. O Freecycle é um conceito muito simples, contudo a sua aplicação é imensa e com excelentes repercussões para a nossa economia.

  3. Artur Paulo Vaz Dezembro 1, 2007 at 18:20 #

    gostava de recever mais informaçao

  4. Pedro Pais Dezembro 3, 2007 at 22:46 #

    Artur, mais informação? De que género, sobre o quê?

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa