Atalhos

Segurança na Internet

A propósito de um tópico do fórum sobre Phishing (o que é?), lembrei-me de escrever este artigo sobre segurança na Internet.

Apesar da segurança na Internet não estar directamente relacionada com as Finanças Pessoais, seguir um conjunto básico de regras pode poupar-nos muitas dores de cabeça e mesmo dinheiro (imagine se alguém conseguisse ter acesso ao seu banco online).

HomeBanking

Qualquer banco que se preze tem um canal online para os seus clientes, muito prático para todos nós. Infelizmente, têm havido muitos casos de obtenção ilícita de dados de autenticação, para aceder às nossas contas e efectuar transacções sem o nosso conhecimento.

Para se proteger deve fazer o seguinte:

  • Nunca memorizar as suas palavras-chave no computador;
  • Não responder a mails suspeitos, especialmente se aparentarem ser do seu banco e lhe pedirem dados;
  • Quando aceder ao site do seu banco, certifique-se que o endereço é o correcto. O ideal é digitá-lo pessoalmente, ao invés de carregar nalgum link;
  • A maior parte dos bancos utiliza agora também um cartão cheio de números de autenticação, pedindo normalmente 3 números para confirmar as transacções. Nunca deverá introduzir todos os números do cartão, se lhe surgir um pedido do género está a ser alvo de fraude e deverá comunicar ao seu banco.

Compras

É cada vez mais prático e frequente fazermos compras na Internet, sendo que um dos meios preferenciais de pagamento é o cartão de crédito. Contudo, esta operação pode ser arriscada, uma vez que nem sempre temos a certeza sobre o que acontece aos dados do nosso cartão, especialmente se estamos a trabalhar com um fornecedor desconhecido.

A forma mais fácil e segura de nos precavermos é aderir ao MBNet. A adesão ao MBNet é gratuita e pode ser feita em qualquer Multibanco e após essa operação é possível no site do MBNet gerar cartões de crédito virtuais, com limites máximos de utilização e que só podem ser usados uma vez.

Imagine que está a fazer uma compra, ao invés de inserir os dados do seu cartão de crédito, acede ao MBNet, gera um cartão de crédito virtual com um limite máximo igual ao da sua compra e utiliza os dados gerados. Simples, fácil e muito seguro (e gratuito, já agora).

Divulgação de informação pessoal

Com a profusão de redes sociais (Hi5, MySpace, Facebook, etc…) é cada vez maior a informação sobre nós que está disponível online. A regra de ouro para nos protegermos é não divulgar nada que possa ser utilizado por terceiros para nos prejudicar, tais como:

  • Números de documentos de identificação;
  • Morada;
  • Telefones;
  • Números de contas;
  • Etc…

Envio de documentos de identificação

Quer online quer na vida palpável existe a necessidade ocasional de envio de cópias de documentos de identificação. Normalmente enviamos tais cópias sem grandes preocupações, esquecendo-nos da crescente existência de casos de roubo de identidade.

Para estes casos, a solução é dupla: (1) evitar fornecer cópias de documentos relevantes, excepto se for estritamente necessário; e (2) sempre que fornecer essas cópias garantir que escreve por cima, a letras bem grandes, o objectivo das cópias (por exemplo “APENAS PARA AVALIAÇÃO CRÉDITO HABITAÇÃO”).

Use e abuse da Internet, mas faça-o com segurança! Se tiver sugestões adicionais sobre como nos devemos proteger dos perigos online, escreva no fórum ou deixe um comentário.

Última actualização: 24/11/2014

Partilhe:

, , ,

13 comentários a Segurança na Internet

  1. N_F_S Junho 26, 2009 at 17:24 #

    Acrescentar que em caso de uso de um Cartão de Crédito de forma indevida, o cliente pode num prazo de 30 dias comunicar ao banco, e este terá de restituir o valor de imediato e só depois analisar se realmente foi o cliente que efectuou a compra ou não.

  2. Pedro Pais Julho 4, 2009 at 16:49 #

    @N_F_S,

    Consegues dar-nos mais alguma informação sobre esse direito? Há alguma lei ou mensagem do BdP que possas linkar?

    Obrigado

  3. NINO Setembro 22, 2009 at 9:59 #

    NAO ESQUECER QUE QUANDO FICARMOS SEM IDENTIFICAÇAO BI E CONTRIBUINTE (OU CARTAO CIDADAO) AVISAR A BANCO DE PORTUGAL PARA NAO DEIXAR CREDORAS FAZEREM CREDITOS( EM CONTINENTES JUMBOS OU CONFORAMAS AS COMPPRAS A CREDITO SAO MUITO FACILITATADAS), AVISO POR EXPERIENCIA PROPRIA

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa