Atalhos

Seguro Auto – em quem posso confiar?



O sector dos seguros tem tido um dinamismo muito interessante. Quando antigamente contávamos pelos dedos de uma mão o número de seguradoras a operar, agora não temos dedos que cheguem. Com tanta oferta, em que posso confiar? Serão todas iguais? O que diferencia umas das outras?

Sendo o Seguro Automóvel um dos mais generalizados, deixamos aqui uma análise relativa ao estado actual do produto seguro automóvel em Portugal.

O que devo ter em conta antes de contratar um novo seguro automóvel?

É essencial começar por distinguir seguros: o que é o seguro de Responsabilidade Civil (obrigatório) e o que é o seguro de Danos Próprios (conhecido como “seguro contra todos”). De forma resumida, deve ter em atenção que o seguro de Danos Próprios é mais abrangente nas coberturas que o Seguro de Responsabilidade Civil e também por isso é mais caro. Lembremo-nos que os seguros comercializados não são todos iguais e que temos de ver com atenção as coberturas associadas.

Depois de decidir que tipo de seguro pretende, o próximo passo será perceber qual o melhor produto na relação preço/cobertura. Há quem possa fazer esse trabalho por si, mas é essencial ter presente o que é realmente importante para escolher o melhor seguro automóvel.

E se tiver um conflito com a seguradora, quem me protege?

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) é a autoridade que regula e supervisiona a actividade dos seguros, tanto para as seguradoras como para os mediadores. Quando temos um diferendo com alguma destas instituições podemos achar que somos demasiado pequenos para fazer valer a nossa ideia, mas felizmente podemos recorrer à ASF. Pode inclusivamente apresentar uma reclamação online, se se justificar.

Posso confiar na subscrição online do seguro automóvel?

As tecnologias têm ajudado a reduzir custos para os consumidores finais. Com o boom do digital apareceram muitas seguradoras especializadas na comunicação online e que têm capacidade de gerir com qualidade a relação com o cliente através desses canais. Ao longo do processo de simulação e de escolha da melhor seguradora, pode e deve utilizar as linhas de atendimento telefónico para esclarecer qualquer dúvida que surja. Não fique com dúvidas, nem adira a nada sem ler o que está a aceitar. Não é pelo facto de fazer a subscrição online que está menos protegido.

Os melhores seguros automóveis em Portugal

Partindo do pressuposto que deve procurar o seguro automóvel como um “fato à medida”, isto é, ajustado à sua realidade, podemos realçar que de forma genérica duas das mais competitivas companhias são a N seguros e OK Teleseguros.

A análise é feita especificamente para o âmbito do seguro automóvel, mas mesmo dentro deste ramo há produtos diferentes que deve verificar quais são os mais ajustados ao seu caso. Sendo que as diferenças acabam por estar muitas vezes associadas a serviços complementares que umas pessoas valorizam mais do que outras.

Ao longo do tempo as seguradoras têm vindo a personalizar cada vez mais a oferta, procurando dirigir-se a um público específico. Por exemplo, se é um condutor sem histórico de acidentes, deve verificar a simulação da N Seguros do produto N Auto Cool. Ou se é alguém que tem menos de 30 anos, e que prefere ter alguém que o leve a casa em dias de festas, pode valorizar o serviço de “Taxi Gourmet”, então pode ter interesse no seguro OK Muv, da OK Teleseguros.

Tanto a N Seguros como a OK Teleguros apresentam, pelo menos, 5 diferentes modalidades de seguro automóvel que poderá contratar. Verifique o que se adequa à sua situação e se tiver dúvidas pergunte sempre antes de subscrever.

Última actualização: 19/12/2017

Partilhe:

, , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa