Para quem se recorda, na semana passada lancei uma simulação de investimento, que contempla três diferentes cabazes. Vamos então ver como se comportaram ao fim da primeira semana.
Cabaz #1
O cabaz número 1, composto unicamente por um depósito a prazo, atinge hoje uma valorização de 0,08%. Este valor é calculado da seguinte forma:
( Taxa de juro / Semanas num ano )*1 = (4,25% / 52)*1
Cabaz #2
O cabaz número 2, composto por um depósito a prazo e pelos índices PSI20 e Dow Jones Industrial Average (DJIA), atinge hoje uma valorização de -2,55%, negativa portanto. O valor deste cabaz foi calculado da seguinte forma:
30% * valorização do depósito a prazo + 35% * valorização do PSI20 + 35% * valorização do DJIA.
Cabaz #3
O cabaz número 3, composto unicamente pelos índices PSI20 e DJIA, atinge uma valorização de -3,69%. Negativa, tal como o cabaz número 2. A fórmula de cálculo é a seguinte:
50% * valorização do PSI20 + 50% * valorização do DJIA
Comentário à primeira semana
A primeira semana foi muito interessante. Assistimos a uma queda generalizada dos mercados accionistas, que prejudicou bastante os cabazes número 2 e 3.
O cabaz número 1, com um perfil muito conservador, não foi afectado (este cabaz pressupõe um retorno fixo, independente do desempenho dos mercados).
Com estes resultados podemos tirar a primeira conclusão sobre o investimento em mercados accionistas: investir a curto prazo é uma tarefa muito arriscada e sujeita a grandes perdas.
Mas vamos ver como evoluem as rentabilidade ao longo das próximas semanas…
Última actualização: 02/02/2017
Partilhe:
Ainda sem comentários.