Atalhos

Simulação de investimento: 1ª semana



Para quem se recorda, na semana passada lancei uma simulação de investimento, que contempla três diferentes cabazes. Vamos então ver como se comportaram ao fim da primeira semana.

Cabaz #1

O cabaz número 1, composto unicamente por um depósito a prazo, atinge hoje uma valorização de 0,08%. Este valor é calculado da seguinte forma:

( Taxa de juro / Semanas num ano )*1 = (4,25% / 52)*1

Cabaz #2

O cabaz número 2, composto por um depósito a prazo e pelos índices PSI20 e Dow Jones Industrial Average (DJIA), atinge hoje uma valorização de -2,55%, negativa portanto. O valor deste cabaz foi calculado da seguinte forma:

30% * valorização do depósito a prazo + 35% * valorização do PSI20 + 35% * valorização do DJIA.

Cabaz #3

O cabaz número 3, composto unicamente pelos índices PSI20 e DJIA, atinge uma valorização de -3,69%. Negativa, tal como o cabaz número 2. A fórmula de cálculo é a seguinte:

50% * valorização do PSI20 + 50% * valorização do DJIA

Comentário à primeira semana

A primeira semana foi muito interessante. Assistimos a uma queda generalizada dos mercados accionistas, que prejudicou bastante os cabazes número 2 e 3.

O cabaz número 1, com um perfil muito conservador, não foi afectado (este cabaz pressupõe um retorno fixo, independente do desempenho dos mercados).

Com estes resultados podemos tirar a primeira conclusão sobre o investimento em mercados accionistas: investir a curto prazo é uma tarefa muito arriscada e sujeita a grandes perdas.

Mas vamos ver como evoluem as rentabilidade ao longo das próximas semanas…

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

, , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa