Atalhos

Simulação de investimento: 15ª semana



Para saber que simulação é esta, consulte o artigo Simulação de investimento.

Simulação de investimento: 15ª semana

Com pouco menos de 2 meses para o término da simulação, apenas o cabaz #1 tem rentabilidade positiva. Os cabazes #2 e #3 continuam sem conseguir manter uma toada positiva contínua, mantendo-se aos altos e baixos, que têm resultado, inevitavelmente, em rentabilidades negativas.

A semana passada tanto o PSI20 como o DJI diminuiram o seu valor, reflexo da inconstante global em que vivemos, motivada pelos indicadores macro-económicos, petróleo e afins. Na nossa simulação esse impacto é muito elevado, situando o cabaz #2 e #3 em valores demasiado negativos.

Por agora é tudo, veremos o que se segue.

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

, ,

7 comentários a Simulação de investimento: 15ª semana

  1. MH Novembro 6, 2007 at 12:15 #

    Boas.

    Esta queda nesta semana é normal e vai ter que continuar a sê-lo, pois os índices estão voláteis, muito voláteis, já que encontramos cotadas a fazerem mínimos de 52 semanas e outras a fazerem máximos.

    Os indicadores técnicos estão mistos. E estes anos….são os melhores anos para um trader e os piores para os investidores. todavia um investidor que conheça bom o mercado apercebe-se de que não é a investir no índice que ganhará mais dinheiro, é sim investir em acções em particular.

    Ontem mesmo vimos empresas a cair 6…7% nos States, contudo conseguíamos encontrar as tecnológicas a fazer máximos…. como a Google face ao lançamento do novo OS para telémovel.

    O meu e de muitos indíce de referência é o S&P, por uma simples razão, é neste índice que estão as empresas mais fortes e mais antigas do mercado e são elas que vão decidir o rumo dos mercados, e ontem mesmo vimos no final da sessão dos mercados americanos um “rally”(na gíria dos traders, uma subida bastante forte) no final da sessão o que mostra que os grandes investidores e os bulls( touros em português, os que querem que as acções subam) querem levar isto para cima, ao passo que os bears (ursos, os que querem que isto desça) tinham que fechar posições.

    Esta é só a minha opinião…e acho que dentro em breve puderemos ver os índices em máximos novamente, o FED já só fala em Dezembro e prevejo um corte de 25pb novamente.

    Abraço e Bons Investimentos

  2. Pedro Pais Novembro 6, 2007 at 21:08 #

    MH,

    A tua análise semanal é deveras interessante.

    Gosto muito dos teus comentários e para além de falares com sabedoria utilizas termos simplificados e fáceis de entender.

    Mas tenho duas questões a fazer:
    1 – Porque achas que os mercados se vão manter voláteis?
    2 – Porque prevês mais um corte por parte do FED?

    “não é a investir no índice que ganhará mais dinheiro, é sim investir em acções em particular.” Em relação a esta frase, que é uma tentativa de “beat the market”, penso que é preciso ter algum cuidado. Embora concorde contigo é necessário garantir a diversificação do risco.

    Abraços e obrigado pela tua presença.

  3. Nuno Novembro 7, 2007 at 3:12 #

    @MH reforço o comentário do Pedro, os teus comentários revelam conhecimento destes mundos.

    Fazes vida disto, ou és apenas alguém interessado por estes assuntos, que aproveita os conhecimentos adquiridos para melhor rentabilizar as próprias poupanças?

    Já agora, que conselhos dás a alguém como eu, interessado em começar a investir no mercado de acções, mas que carece do background dos profissionais da área?

    Tenho acompanhado alguns blogs, lido algumas coisas em diversos sites, e feito umas experiencias com base na ferramente de screening dos zaks. O meu portfolio virtua tem acumulado ganhos. Sinto-me tentado a entrar, mas o receio é também algum 😉

    Abraço e BN.

  4. MH Novembro 7, 2007 at 8:35 #

    @Nuno,

    Boas, Eu não faço disto vida…mas posso garantir que consigo ganhar mais dinheiro no trading do que no trabalho. Pois, no trading não necessitas de acompanhar o mercado a tempo inteiro, já que chegas a casa depois de um dia de trabalho e os índices americanos estão abertos. Podes logo começar a negociar depois de veres um pouco os históricos.

    E mesmo em acções…não vai ser o ficar colado ao ecrã que vai fazer dinheiro…e por isso deixo sempre correr os ganhos e ponho sempre stops.

    Se queres investir na bolsa tens de ter em primeiro lugar uma forma de gerir o teu dinheiro.
    Eu reparto sempre em partes iguais. Imagina…5000 euros para cada investimento, assim consegues uma igualdade relativa no risco.

    Outra coisa importante, é que nem a análise técnica, nem a análise fundamental são puras, já que um título pode cair muito por uma notícia que ninguém estava a espera.
    Não sei se viste a recomendação do Zacks sobre a WCG, as duas carteiras apostaram no mesmo título, mas uma delas retirou-o da carteira… e foi o que eu fiz. Mas na outra…esse título ficou e caiu mais de 70%.

    Portanto, a conclusão a que quero chegar é que…tudo pode acontecer na bolsa, necessitamos todavia de ter uma grande aversão ao risco, e nunca investir aquilo que não é nosso.

  5. MH Novembro 7, 2007 at 8:45 #

    Boas Pedro

    Eu gosto muito de fóruns e blogs, e muitas vezes aquilo que os que percebem bem da matéria é o que acontece, mas como tal eu não sou o FED… e tudo pode acontecer…hehe

    http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=58276&start=400

    Os mercados continuarão voláteis face a estas especulações diárias com saídas de números de desemprego, das vendas de casas….etc… e eles divergem muito em relação ao esperado e isso aumenta consequentemente a volatilidade.

    Abraço e BN, Mh

  6. Pedro Pais Novembro 7, 2007 at 23:28 #

    MH,

    “posso garantir que consigo ganhar mais dinheiro no trading do que no trabalho”.
    Não sei quanto ganhas, mas não deve haver muita gente a poder dizer isso, sinceramente. Parabéns.

    Devias ter um blog onde descrevias os teus métodos de análise, operações efectuadas e afins. Eu teria muito gosto em lê-lo.

    Mas do teu relato fica a ideia de que é tudo muito fácil. Mas sabemos que não é bem assim, até porque há muito boa gente a perder dinheiro em trading.

    Na tua opinião quais são os factores essenciais para ser bem sucedido e quais os principais problemas a ter em conta?

    Abraços.

  7. MH Novembro 8, 2007 at 12:27 #

    Boas.

    É mentira que a bolsa seja boa vida…

    Não, a bolsa requere muito estudo do mercado e da sua psicologia e também leituras de muitos e muitos livros. Eu em particular gosto do Steve Nison, se pesquisarem pelo nome dele na Amazon encontram uma data de livros. Acho que já quase li, sublinhei e analisei toda a colecção dele. Falta-me ler um último que saiu em Maio.

    Eu nunca criei nenhum blog por falta de tempo, para além de já possuir outros sobre outros temas.

    —-

    Desde à 6 …7 anos que invisto, mas foi à 9 que comecei a investigar sobre a bolsa e à 1 e poucos, que descobri o zacks…hehe (eu e o zacks outra vez).

    Nos primeiros 3 anos de investimento a coisa não correu lá muito bem, e entre esses anos pensava muito em desistir e etc. etc.

    A partir daí comecei a olhar mais para o trading e para investimentos de longo prazo, comecei a criar as minhas próprias fórmulas no metasctock. e desde essa altura limitei-me a esses 2 extremos o longo prazo e o curtíssimo prazo, para além de ler também mais e mais livros sobre Money Management.

    Todo esse trabalho desenvolvido produz agora resultados.

    O meu único e grande príncipio é nunca desistir! O resto é treinar….muito mesmo e ter os programas adequados e organização em todos os termos.

    -Quanto ao facto de ganhar mais na bolsa do que no trabalho era só uma crítica aos nosso salários, mas é cada vez mais uma verdade….

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa