Atalhos

Simulação de investimento

Seguindo a sugestão que um dos leitores deixou em comentário ao artigo sobre depósitos a prazo, vamos então fazer aqui um pequeno exercício. O objectivo deste exercício é avaliar 3 cabazes diferentes de produtos financeiros e, ao longo dos meses, avaliar o rendimento dos mesmos.

Cabaz #1

O cabaz número 1 é o mais conservador, sendo composto unicamente por um depósito a prazo.

Para referência vamos utilizar a taxa de 4,25% (TANB), a taxa a 1 ano do depósito a prazo do BigOnline. Para simplificar a realidade (e podermos fazer algumas comparações) vamos assumir que esta taxa está também disponível para depósitos a prazo mais curtos (1 mês, etc…).

Cabaz #2

O cabaz número 2 é de perfil misto, sendo composto em 30% pelo depósito a prazo acima mencionado, em 35% pelo PSI20 (índice accionista nacional) e em 35% pelo Dow Jones Industrial Average (um índice norte-americano de referência).

Para memória futura, o valor actual do PSI20 é de 13 677,93 e o do DJIA é de 13 851,08 .

Cabaz #3

O último cabaz é o mais dinâmico, sendo composto em 50% pelo PSI20 e em 50% pelo DJIA.

Procedimento

Semanalmente (ao fim-de-semana) vamos actualizar a valorização de cada um destes 3 cabazes e, ao longo do tempo, vamos verificar qual teria sido o melhor investimento, dado contexto da economia mundial.

Notas

  • Para os perfis menos conservadores optei por escolher os índices PSI20 e o DJIA, para não estar a escolher nenhum fundo específico. A ideia é traduzir o comportamento do mercado accionista global, embora não seja uma réplica perfeita (como facilmente se entende);
  • É preciso ter sempre em conta que o resultado que se irá obter desta simulação é altamente dependente do contexto macro-económico, sendo que noutro período económico poderíamos assistir a resultados tremendamente diferentes. Todavia, é um exercício interessante e que nos vai dar uma noção importante de volatibilidade e rentabilidade;
  • Por fim, os vossos comentários são muito bem-vindos e caso possam divulguem a iniciativa – é sempre bom aprender qualquer coisa sobre investimentos financeiros.

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

, , ,

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa