Para saber que simulação é esta, consulte o artigo Simulação de investimento.
Mais uma semana, mais uma queda.
Ao contrário do previsto na semana passada, os mercados continuam em estado de pânico. Qualquer dado macro-económico (taxa de desemprego, confiança dos consumidores, etc) menos favorável é altamente empolado e temos assistido a uma volatibilidade impressionante.
A passada semana foi particularmente negativa e voltámos perto dos [maus] valores atingidos na 4ª semana, para o cabaz #2 e #3. O cabaz #1 tem sido a boia de salvação.
Balanço
A simulação de investimento tem sido particularmente interessante, especialmente pela época em que nos encontramos. Como temos podido observar, o investimento em acções não é tão simples nem linear como muitas vezes nos é apresentado – especialmente em tempos globalmente negativos. Os ganhos não são garantidos (muito pelo contrário), a instabilidade é elevada e a incerteza uma constante.
Não quero dizer, no entanto, que as acções são uma má escolha. Historicamente têm tido retornos muito interessantes (a longo prazo). Mas há alturas e há situações em que um depósito a prazo é mesmo a melhor escolha.
Como investidor, acredito que num futuro não muito longínquo o mercado accionista irá recuperar desta tendência negativa. Até lá é preciso continuar atento. Não perca os próximos episódios.
Última actualização: 02/02/2017
Partilhe:
Até a 7ª semana só me apetece sorrir :D. Realizei uma óptima aposta
É verdade Óscar, disso não há grandes dúvidas 🙂