Atalhos

Simulação de investimento: final



Para saber que simulação é esta, consulte o artigo Simulação de investimento.

Simulação de investimento: 18ª semana

Chegamos finalmente ao término da simulação de investimento. O objectivo desta simulação era verificar como se comportavam 3 cabazes genéricos de investimento, num período não muito alargado (pouco mais de 4 meses).

A conclusão está à vista de todos: o único cabaz a ter um rendimento positivo foi o #1, composto unicamente por um depósito a prazo. 1,47% pode não parecer muito, mas é certamente melhor do que valores negativos. Quanto aos cabazes #2 e #3, nunca tiveram um comportamento positivo, começando mal desde a 1ª semana e aproximando-se de valores positivos, apenas de forma breve, na 12ª semana. Enquanto o cabaz #1 se pauta pela estabilidade, os cabazes #2 e #3 pautam-se pela volatibilidade, com grandes variações semanais.

Quererá isto dizer que apenas os depósitos a prazo são boas opções? Certamente que não. Apenas que é preciso ter em conta os riscos dos investimentos em mercados accionistas, pois os retornos não são garantidamente positivos, especialmente em períodos de curto duração.

Espero que com este exercício, ilustrativo do funcionamento dos mercados accionistas, a escolha dos seus investimentos futuros seja mais responsável.

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

, , ,

2 comentários a Simulação de investimento: final

  1. Sérgio Novembro 26, 2007 at 14:48 #

    Estou a ver que o risco não compensava neste caso.

  2. Pedro Pais Novembro 27, 2007 at 1:11 #

    Não, neste caso em particular não compensava.

    Mas especialmente porque o prazo era curto. 4 meses é muito pouco para um investimento em acções. Claro que quando tudo corre bem ninguém se lembra disso… O pior é não planearmos a longo prazo, estarmos a perder dinheiro e termos de vender o que temos porque precisamos 🙁

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa