Atalhos

Solução Anti-Crise Pessoal



Os mais atentos poderão ter verificado que ontem disponibilizei uma página sobre uma Solução Anti-Crise Pessoal, disponibilizada pelo Daniel Pinto. Aconselho que vejam o artigo e visitem o site do Daniel, para conhecerem em detalhe do que se trata, estou certo que não se irão arrepender.

Nas próximas semanas conto também publicar mais conteúdos sobre a Solução Anti-Crise Pessoal (SACPessoal), nomeadamente um pequeno manual em vídeo sobre como pode utilizar e tirar melhor partido da mesma; não perca.

Aproveitei também a gentileza do Daniel para lhe fazer algumas perguntas sobre a Solução Anti-Crise Pessoal, que pode ver abaixo.

Pedro: Como surgiu a ideia?
Daniel Pinto: Sempre gostei do “Business Intelligence”, além de muitas pessoas não saber do que se trata, creio que se for aplicado no dia-a-dia, nos poderemos tirar melhor partido das nossas finanças. O que fiz foi pegar nos conceitos “básicos” de “Business Intelligence”, optar por uma ferramenta que toda a gente conhece, neste caso o Excel, e através da aplicação do conceito e do uso da ferramenta desenvolver uma solução com os objectivos de ser simples, “user friendly” e oportuna.
Esta solução não é de todo, nem pretende ser uma solução de “Business Intelligence”. Pretende sim a “profissionalização” da nossa “carteira” para ter um maior proveito das nossas finanças.

Pedro: Quais as vantagens e como pode ajudar na gestão do orçamento?
Daniel Pinto: Tal como as empresas, no início do ano, deveremos “planear” um orçamento. Mesmo que este não esteja correcto, pelo menos ficaremos com um ponto de partida. No final do ano, poderemos ficar surpreendidos pelos desvios entre o que orçamentamos e o que facto foi gasto.
As vantagens desta solução relativamente a outras são:
– O registo das receitas e dos pagamentos podem ser lançados todos de uma vez, visto que a solução só considera para efeito de cálculo os registo até ao mês corrente. Desta forma, alivia o registo sistemático mensal;
– Podem ser inseridos 800 registos para os pagamentos e 400 para as receitas;
– A criação do orçamento é feito de forma simples, sem necessitar de copy/paste;
– O “Dashboard” permite ter uma visão global da performance das nossas finanças;
– O “Orçamento” identifica os pagamentos previstos mas ainda não realizados;
– Com o simulador, podemos agrupar um conjunto de rubricas e conhecer os valores totais envolvidos;
– A solução foi desenvolvida apenas com formulas, evitando assim o uso de macros para não provocar alertas no momento da abertura do ficheiro.

Pedro: Como se usa?
Daniel Pinto: Nada mais simples… bastam 3 simples passos.
1) Personalizar os descritivos – Adaptar os descritivos as necessidades de cada um;
2) Definir o orçamento – Para cada rubrica, atribuir um valor e a sua periodicidade;
3) Registar – Registar as receitas e pagamentos. Estas podem ser todas lançamentos no inicio do ano, visto que a solução só considera para efeito de cálculo, os valores até ao mês corrente. Podem usar os filtros, no cabeçalho da listagem, para visualizar apenas o mês em análise;
Et voilá… depois é só acompanhar a evolução dos valores e caso assim seja necessário, implementar as devidas correcções.

Mais uma vez, o meu obrigado ao Daniel por ter criado e disponibilizado esta útil ferramenta. Estou certo que será utilizada por muitos e que trará claros benefícios ao nível da gestão das finanças pessoais.

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

, , , ,

10 comentários a Solução Anti-Crise Pessoal

  1. Antonio Rainho Fevereiro 18, 2010 at 12:35 #

    Antes de tudo obrigado Pedro e Daniel

    Tentei consultar a ferramenta mas está protegida. Além disso tem a extensão .xlsx que requer convversão, a qual falha das vezes que experimentei…

    Há soluções para isto?

  2. Nelson Ramos Fevereiro 18, 2010 at 12:44 #

    Gostaria de agradecer ao Daniel Pinto, o seu louvável esforço na elaboração desta aplicação que permite um controlo do orçamento totalmente profissional.
    Ainda não iniciei o seu preenchimento, mas como utlilizador do Excel tenho que reconhecer que aqui está um excelente trabalho, reconhecendo ainda que o facto de optar unicamente por fórmulas enaltece mais ainda o grau do empenho envolvido no desenvolvimento da aplicação. Muitos parabéns pelo trabalho.
    Queira só perguntar ao daniel pinto se posso consultá-lo a fim de esclarecer a maneira de como implementar certos aspectos da folha de cálculo, nomeadamente a barra de deslocação horizontal totalmente incorporada na folha de cálculo, que nos permite deslocar a listagem superior lateralmente, sem deslocar tudo o que está por baixo da mesma.
    Mais uma vez o meu muito obrigado.

  3. Pedro Pais Fevereiro 19, 2010 at 0:20 #

    @António Rainho,

    Segundo o meu conhecimento o ficheiro só funciona na versão Excel 2007.

    @Nelson Ramos,

    Acho que pode tentar contactar o Daniel (os contactos estão no seu site), mal não faz.

  4. Mónica Mota Fevereiro 21, 2010 at 19:51 #

    Boa tarde,
    Gostaria de parabenizar o Pedro Pais pelo blog. Consulto-o há já algum tempo e considero ter temas muito interessantes, sempre de grande utilidade.
    Relativamente ao tema mais recente “Solução anti-stress pessoal” acho-o muito útil, descarreguei o ficheiro e já o preenchi. Uma ferramenta interessante, principalmente nestes tempos de “crise”, para além de estar muito bem elaborado e completo. O meu muito obrigada ao Daniel Pinto.

    Cumprimentos,
    MM

  5. Miguel Março 11, 2010 at 11:23 #

    Antes de mais é sempre louvável qualquer ferramenta deste tipo. Dei um vista de olhos e achei interessante. Acho que mais do que “obrigar” a preecher metodicamente as rúbricas (o que para a maioria das pessoas se torna fastidioso e desistem) é cada um individualmente perceber o enorme potecial de utilidade destas ferramentas. Eu próprio à vários anos uso algo parecido feito por mim, onde me habituei a registar tudo o que gasto (basta ir guardando os talõezinhos de tudo, registar e se quiser depois vão para o lixo). Depois é perceber o ciclo como as receitas/despesas ocorrem. Existem picos em determinados meses. Conhecendo bem para onde vai o nosso salário, tornamo-nos mais metódicos e conseguimos até poupar onde não imaginavamos, conseguimos poupar para amortizar a casa ou para umas férias, etc… mesmo que seja pouco, o objectivo é que cada um se empenhe pessoalmente. Poupança gera poupança. No final do mês os resultados vêm-se. É claro que nada cai do céu, por vezes temos de adiar despesas e não podemos fazer tudo o que desejaríamos. Com o tempo é possível por exemplo no início do ano criar um orçamento anual, com algum detalhe, que depois durante o ano vemos como estamos acima ou abaixo do previsto. A minha experiência é francamente positiva e consigo extras que a maioria não consegue. Trata-se essencialmente de um exercício de auto-disciplina, controlo e conhecimento das nossas despesas. Recomendo que usem o excel que disponibilizaram.

  6. Emanuel Lobo Maio 24, 2010 at 17:10 #

    Meus caros,
    Como já todos sabemos, o Pedro presta um enorme contributo à sociedade. Agora surge o Daniel com uma ferramenta que me parece muito interessante e gostava de experimentar. Contudo, necessito da ajuda de alguém que já tenha feito o download da referida ferramente e me envie por e-mail (eamml21@gmail.com), pois como não tenho a versão 2007 do excel, nem sequer consigo efectuar conversão do ficheiro. Alguém me pode dar uma ajuda? Agradeço!

  7. joaquim simões Fevereiro 14, 2012 at 21:05 #

    Boas,
    Agradecia que alguêm me envie a versão 2012, visto não conseguir fazer o download, a página do Daniel não responde.

    Muito agradeço

    jjd simoes

  8. Daniel Pinto Março 1, 2012 at 9:21 #

    Caro Joaquim Simões,

    Caso ainda ninguém lhe tenha enviado uma cópia do ficheiro, diga-me qual o seu endereço de e-mail para proceder ao envio.

    Cumprimentos,
    Daniel Pinto

  9. Nuno Loureiro Setembro 30, 2012 at 19:42 #

    Boa noite,

    Seria possível enviar-me o ficheiro com a versão de 2012 para o e-mail naloureiro@netcabo.pt? Os links directos não estão a funcionar.

    Obrigado e cumprimentos,
    Nuno Loureiro

  10. Virgília Teixeira Outubro 6, 2012 at 11:07 #

    Bom dia Daniel Pinto,

    Segundo o meu PC a sua pagina www//sacpessoal.com/ já não está diponivél para poder utilizar o ficheiro. Seria incomodo enviar para o meu email: virgilia.teixeira@gmail.com?
    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho, vi um video de apresentação.

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa