Atalhos

Trânsito



Um dos grandes aborrecimentos da sociedade moderna é o trânsito rodoviário. Muitos de nós temos de (ou queremos), diariamente, deslocar-nos de automóvel, o que muitas vezes comporta encontrar grandes filas de trânsito e respectivos aborrecimentos.

Transportes públicos

Para muitos os transportes públicos são uma óptima alternativa. Como recomendação, deixo o site da Transporlis, que dispõe de uma ferramenta de cálculo de percursos, que apresenta as diversas opções para ir do ponto A ao B, através dos diversos transportes públicos (Autocarros, Metro, Comboios e Barcos).

Viatura própria

Para os que não consideram os transportes públicos como alternativa, existem alguns sites que podem facilitar a vida.

Informação sobre o estado do trânsito

  • Instituto de Estradas de Portugal – Trânsito em Directo
  • Brisa – Informações de Trânsito
  • RFM Online – Trânsito
  • Fastaccess

Mapas e calculadores de percurso

Curiosidade

Já pensou que se passar, em média, 30 minutos por dia no trânsito, ao fim de um ano é o equivalente a ter passado mais de 7 dias e meio num carro?

Última actualização: 02/02/2017

Partilhe:

, ,

8 comentários a Trânsito

  1. Lsantos Abril 9, 2007 at 11:04 #

    pois, o problema é quando se opta ou se tem que optar por transportes públicos. As opções no meu caso era entre escolher autocarro+comboio+metro+metro+metro ou autocarro+metro+metro ou ainda autocarro+comboio+metro+metro, num percurso em que optando pelo carro faz-se em meia-hora (em horas “não normais” claro, isto é, de noite quando o povo já está aconchegadinho em casa com o jantar no estômago). Depois de experimentar as 3 opções de transportes públicos, fique-me pela 2ª, de horário mais fiável e quando o metro não funcionava – muito habitual e a horas ainda mais interessantes – sempre podia ir a pé do cais até ao saldanha).
    Nunca levei menos de 1h30 de seca, e já cheguei a levar 4 horas curiosamente no dia sem carros…
    O site da Transporlis é bastante útil no cálculo de percursos sim – embora não tenha funcionado agora nem à 1ª nem à 2ª nem à 3ª mas já o consegui utilizar quando foi lançado. Infelizmente, e a menos que muito tenha mudado nos transportes em Portugal o que sinceramente não acredito pelo menos do que vi do serviço de autocarros em Dezembro, a hora de partida serve apenas de estimativa mas é o que se arranja … vá lá que não colocaram a hora de chegada 🙂 essa eterna incógnita 🙂
    Por cá temos um site semelhante, com o mesmo tipo de serviço (http://vrr.de/de/index.html), a que recorro sempre que tenho que fazer um percurso superior a 5 kms (até aí faço a pé); há umas semanas atrás ao (re)consultar um percurso achei curioso terem atualizado com informações acerca de uma manifestação que poderia eventualmente afectar alguns meios de transporte utilizados para efectuar esse mesmo percurso e inclusivé aconselhar transportes alternativos.
    E se antes pensava que não se poderia fazer muito quanto aos problemas dos transportes públicos em Portugal (sentios na pele: horários, não cumprimento de horários, insuficiência de transportes em horários críticos, custo para o utilizador muitas vezes anda mais prejudicado pelas constantes greves e não cumprimento de horários ou inclusivé um determinado autocarro nem sequer aparecer) por serem uma série de empresas a explorar o negócio, cada uma com a sua política de interesses, depois de 3 anos a utilizar apenas transportes aqui esse mesmo motivo dilui-se completamente: se 25 empresas públicas locais e 3 empresas privadas apenas na zona NRW conseguem trabalhar “em conjunto”, oferecer um serviço ao público quase sem mácula e a um preço justificado em relação à qualidade/serviço – EUR 51,80 para a zona A – os 40´s no mapa http://vrr.de/imperia/md/images/verbundgebiet/vrr_karte.gif e cidades adjacentes ou 106,85 € para todo o mapa – , inclusivé transporte grátis de bicicleta aos fins-de semana e feriados, inclusivé transporte grátis para um adulto ou 3 crianças a partir das 19horas de 2ª a 6ª ou fim-de-semana a qualquer hora.
    O meu passe hoje em dia seria de 50,50 € (coroa 3), num percurso bastante inferior ao que me é permitido aqui e com a falta de qualidade sobejamente conhecida e já interiorizada “ah lá vem atrasado mais uma vez”…. por aqui , vem atrasado um minuto, há quem se dê ao trabalho de ir ao centro de clientes formalizar uma queixa.
    Não é uma questão de “lá fora é melhor”, mas sim que em Portugal se merecia melhor…ou o mínimo.

  2. era_uma_vez Abril 9, 2007 at 12:27 #

    Como o nome indica Transpor+LIS com o LIS de LISboa, apenas funciona para a área metropolitana de Lisboa. O que é pena, seria bom avançarmos para a regionalização do país, o que muito também melhoraria a mobilidade nacional, etc.

  3. Lsantos Abril 9, 2007 at 12:31 #

    era_uma_vez, a mobilidade nacional tem os seus quejandos seja em que país for …. daí limitar o meu comentário apenas à zona metropolitana de Düsseldorf e à zona metropolitana de Lisboa, portanto a comparação é perfeitamente válida…

  4. Pedro Pais Abril 9, 2007 at 18:16 #

    De facto a realidade dos transportes públicos em Portugal ainda tem muito que melhorar.

    Admito que não sou um utilizador frequente dos transportes públicos, mas dos testemunhos que tenho recebido, as coisas têm vindo a melhorar, embora lentamente.

    Claro que comparar a realidade Lisboeta com a de Düsseldorf é muito complicado. De qualquer forma eu acho que a Lsantos tem muita razão quando diz

    se antes pensava que não se poderia fazer muito quanto aos problemas dos transportes públicos em Portugal […] depois de 3 anos a utilizar apenas transportes aqui esse mesmo motivo dilui-se completamente

    Os “nossos responsáveis” devem pensar da mesma forma. Infelizmente ainda não perceberam ou não quiserem por em marcha a realidade internacional.

  5. Rui M. Janeiro 24, 2008 at 10:03 #

    Boas,

    Deixo aqui um site onde podem consultar o transito de portugal:
    http://gadgetsteam.googlepages.com/

    Espero que vos seja util.

    Rui M.

  6. paulo Janeiro 24, 2008 at 14:31 #

    Rui

    É pena esse site só dar para visualizar o transito em Lisboa.
    Isto aqui no porto está mais atrasado mas também dava jeito essa informação.

  7. Rui M. Janeiro 24, 2008 at 14:48 #

    Paulo,

    Não é só de Lisboa, existem várias câmaras de Portugal continental. O facto é que a maioria é de Lisboa.
    Estou a tentar integrar as câmaras disponíveis para o Porto, assim que estiver eu informo.

    Obrigado,
    Rui M.

  8. Pedro Pais Janeiro 24, 2008 at 23:29 #

    Rui, que gadgets porreiros. Obrigado por os disponibilizares para todos podermos utilizar.

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa