Atalhos

Capitalização de Juros



A capitalização de juros consiste em reinvestir os juros de um determinado investimento, de forma continuada. É uma noção de investimento muito relevante, pois os juros futuros passam a incidir sobre os capitais investidos e sobre os juros obtidos no passado.

Para perceber melhor a potencialidade da capitalização de juros (associada a investimentos periódicos), criei esta ferramenta que lhe diz, de forma simples, quanto dinheiro vai obter no final de uma série de investimentos em que os juros são capitalizados.

Valor acumulado

Instruções

A forma de utilização é a seguinte:

  1. Insira a periodicidade do investimento
  2. Insira o número de períodos (por exemplo, se estiver escolhido uma periodicidade semestral e o investimento for durante dois semestre, introduza 2)
  3. Insira a taxa de juro em termos anuais
  4. Insira o valor investido em cada período
  5. Pressione o botão “Calcular valor acumulado”

De notar que esta calculadora é adequada para os casos em que o pagamento de juros coincide com a periodicidade de investimento.

Espero que lhe seja útil. Qualquer dúvida deixe um comentário ou envie-me um e-mail.

Agradecimentos

Aproveito também para deixar o meu Obrigado ao José Ribeiro, que teve a ideia desta ferramenta e implementou uma versão em Excel que muito ajudou. O José é um bom exemplo de participação activa nesta comunidade.

Partilhe:

23 comentários a Capitalização de Juros

  1. Paulo Lima Setembro 13, 2010 at 21:01 #

    ola
    como sei o que da beneficios fiscais e que valores, valores maximos para o irs de 2010 tais como saude, educação dos filhos, ppr, compensa ou não um ppr

  2. albarquel Setembro 24, 2010 at 18:29 #

    Esta ferramenta é muito útil, e até agora, não encontrei nenhuma semelhante. Mas penso que seria util adicionar mais um campo, o de investimento inicial.
    Cumprimentos.

  3. jose espirito santo Março 16, 2012 at 23:10 #

    Julgo que paralelamente a esta ferramenta deveriam implementar um novo simulador para o calculo de juros compostos. i.e. o capital inicial mantem-se, só que como o devedor não paga os juros ao fim do periodo estabelecido, este capital vai sendo adicionado aos juros e o capital e juros passará a render novos juros por novo e igual perido de tempo.
    o que na pratica corrente se diz juros de capital acumulado.
    obrigado, aguardo comentário

  4. HERMÍNIO OLIVEIRA CARDOSO Maio 15, 2012 at 19:58 #

    6. Caro J, E. Santo: Com o devido respeito não é o capital que é adicionado aos juros mas o contrário. Sobre este tema apresentei há dias uma sugestão ao sr. Pedro que espero ele desenvolva porque ficaríamos com uma ferrameta útil para actualizar dívidas atrasadas ou visionar um investimento ou aquisição de credito.

  5. Célia Junho 12, 2012 at 10:59 #

    Ferramente excelente 🙂

  6. joao Dezembro 15, 2012 at 22:19 #

    Boas, estou a estudar matematica financeira, por acaso não me sabe dizer a formula para resolver este tipo de problema?

  7. eduardo Abril 5, 2013 at 11:03 #

    Boas, tenho um ppr há já dois anos, na altura fiz por causa dos beneficios fiscais e porque não preciso do dinheiro a longo prazo, apenas invisto 500 euros anuais para ir buscar os 100 euros de beneficios fiscais. Esta situação de capitalização de juros aplica-se aos PPR, ou seja, poderei ir ao meu banco e dizer que quero a capitalização dos juros’?
    Mas se a capitalização de juros é algo que pemite as pessoas acumular mais uns trocos porque é que os bancos não fazem isso automaticamente?
    Pelo que entendo a capitalização de juros só deve ser feita em investimentos periódicos, ou seja eu se tiver uma conta-poupança mas se estiver a prever levantar dinheiro ao fim de algum tempo não o devo fazer?

  8. Ruben Oliveira Julho 29, 2013 at 23:22 #

    Procuro um depósito a prazo que faça capitalização de juros e permita reembolsos.

    Por alguma razão este é um produto que os bancos não oferecem… e os poucos que o fazem têm taxas de juros líquidas abaixo de 1%…

    Alguém conhece uma conta com estas características?

Trackbacks/Pingbacks

  1. 1.4 – Planeie: não deixe o seu futuro ao acaso | Ideias para ganhar dinheiro - Setembro 27, 2010

    […] Simulador de capitalização de juros – PedroPais.com […]

  2. dinheirocomjuros.com » 1.4 – Planeie: não deixe o seu futuro ao acaso - Outubro 8, 2010

    […] Simulador de capitalização de juros – PedroPais.com […]

Deixe uma resposta

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa