O FinancasPessoais.pt é escrito em Português. Quer dizer que é escrito para ser lido por todos aqueles que entendem ou têm vontade de entender Português, independentemente da sua nacionalidade.
E é com grande prazer que tenho notado que, ao longo dos dias, o número de leitores Brasileiros tem aumentado. A esmagadora maioria dos Brasileiros que lê o blog é de São Paulo, seguido por leitores do Rio de Janeiro. Existem também leitores de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Brasília, Santa Catarina e Goias – sejam todos muito bem-vindos.
Obviamente que gostaria de falar de assuntos mais próximos aos Brasileiros, mas infelizmente não tenho conhecimento corrente da actualidade da sociedade Brasileira.
De qualquer forma, para os Brasileiros que vivem em Portugal (ou que pretendem vir para Portugal), deixo os seguintes recursos preciosos:
- Casa do Brasil em Lisboa
- Lei da Nacionalidade
- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
- Info Imigrante
- SOS Racismo
Imagino que a mudança de país seja uma decisão difícil e de efeito complexo. Mas as coisas têm melhorado e acredito que cada vez mais os Portugueses estão dispostos a receber os imigrantes e proporcionar-lhes condições para obterem as melhorias de vida desejadas, ao mesmo tempo que aumenta a noção da dificuldades pelas quais alguns passam.
O meu desejo sincero é que consigamos, passo-a-passo, tornar Portugal e Brasil dois países mais próximos, com o objectivo de proporcionar a todos maior segurança e qualidade de vida.
Última actualização: 08/06/2012
Partilhe:
Caro Pedro:
Nós aqui do Brasil temos sim um grande apreço por seu blog. Bem como a tudo o que diz respeito à cultura Portuguesa, da qual somos orgulhosos herdeiros.
Jack, Obrigado pelo comentário, muito positivo.
Acho que a aprendizagem é recíproca, cada vez mais os portugueses aprendem com o povo brasileiro o significado de diversão e alegria.
Actualmente o Português é a sexta língua materna a nível mundial e a terceira língua europeia mais falada no mundo, depois do inglês e do espanhol.
176.000.000 pessoas. É pena que os agentes culturais, produtores de programas informaticos, esquecam destes 176 milhões.
Maravilhosa a difusão do Português, sem dúvida.
Penso que cada vez mais se assiste à preocupação que refere, basta ver o caso do Google ou da Microsoft, que cada vez mais se esforçam por manter o Português (do Brasil, certamente) como parte integrante da sua oferta. Creio que seja uma tendência a continuar.